Por Nilce Freitas


Estamos vivendo difinitivamente o tão sonhado “período pós pandêmico” uma sensação de vida nova, liberdade e recomeço, deixando pra trás o sentimento de perda, medo, desesperança e privação. A primavera chegou trazendo  novos ares, autonomia, o desejo de viver intensamente e desfrutar o melhor da vida. 

As tendências primavera/verão 2023 chegam bombando, com looks leves e divertidos, cores alegres para o estilo sexy e ousado dos anos 70 e 80. Expressam liberdade e se juntam com os recortes, que mostram a pele (laterais, frontais, nos decotes). Transparências renovadas, que revelam parte do corpo ou, como sobreposições de tops e lingeries aliados à minisaia e a outras peças, ganham tons metalizados (prateados, dourados) puxados para o retrô, peças com glitter, paetê, no tecido lamê, tudo com muito brilho, que também é destaque nos calçados e bolsas da estação, reacendendo o desejo por extravagância e empoderamento feminino.  Sem falar no crochê, o patchwork e a palha, que também voltaram com tudo.



O comprimento sobe junto com a temperatura. Looks mais curtos como o midi, frescos, como as bermudas e blusas de amaração ou babados e extremamente ousados, como a minisaia, contrastam com os tamancos plataformas e as sandálias gladiadoras (desde a versão chinelo de dedo, àquelas com amarração até os joelhos). Outra super tendência são os tops de biquíni, que saem das piscinas, ganham as ruas e formam looks casuais e descolados.


Mas, o reinado absoluto da estação mais romântica do ano continua sendo do rosa. A tendência Barbiecore, inspirada na boneca Barbie, que inclusive tem um filme prometido para esse ano, fez até Valentino se render e fazer um desfile todo rosa, lançando a moda da cor Pink Valentino. O rosa é super alto astral, energético, cheio de personalidade e ainda transmite uma imagem moderna e otimista, que nada tem a ver com a “fragilidade” da boneca.