Por Silvia Resende


A madeira traz um aconchego especial ao ambiente, seja no teto, piso ou paredes. Cada vez mais percebemos a utilização de painéis amadeirados em quase todos os ambientes, o que dá uma sensação de requinte e deixa o ambiente menos frio, muito mais aconchegante.


Os painéis ripados também estão super em alta, não só em linhas retas, mas agora também nas versões arredondadas, dando a sensação de um revestimento de bambu.


Até em quartinhos de bebês, usando da metade da parede para baixo como se fossem lambris. Na parte de cima podemos usar papéis de parede ou pintar com alguma tinta bem suave.


Hoje existem outros materiais que imitam a madeira e fazem muito bem esse papel, como os forros e pisos vinílicos em tons amadeirados. A grande vantagem é a facilidade de instalação, não deformam quando molhados e estão livres de cupins, uma praga que ainda incomoda muito!


Além disso, se houver algum problema de encanamento, por exemplo, é fácil remover as placas, sanar o problema é recolocar no mesmo lugar. O custo também é outro fator decisivo para utilização deste tipo de material.


Quando pensamos também na sustentabilidade, o uso de pisos vinílicos e forros de PVC pode ser considerado sustentável quando são produzidos com materiais reciclados e/ou são recicláveis. Esses materiais têm a vantagem de serem duráveis e de fácil manutenção, o que aumenta sua vida útil e reduz a necessidade de substituição constante. No entanto, é importante considerar também o impacto ambiental do processo de produção desses materiais e descarte adequado após o uso.


Seja imitação ou a própria madeira, é sempre uma opção assertiva, pois seu uso é absolutamente atemporal e muito elegante!