Por Silvia Resende


Os pisos amadeirados são tendência, dentre eles temos os vinílicos, laminados, cimentícios e os pisos frios, cerâmica ou porcelanato.             

Os pisos vinílicos e laminados são indicados para áreas internas, especialmente salas, corredores e quartos, por serem locais que não são lavados frequência. O vinílico é resistente à água e não faz barulho ao pisar, já o laminado, por ser de MDF, não se pode molhar, além disso faz o famoso “toc toc” ao pisar, o que não incomoda algumas pessoas, mas outras sim.             

São pisos ideais para uma reforma rápida, com pouca ou quase nenhuma sujeira, já que não precisa quebrar o piso debaixo, pode-se instalar por cima de porcelanatos ou cerâmicas. Além disso, são ideais para imóveis alugados, pois podem ser desmontados sem avariar o piso debaixo.       

Os pisos cimentícios são mais indicados para áreas externas como varandas e áreas de piscina. São pisos muito resistentes e imitam muito bem a madeira, sem o desconforto de ter que dar manutenção frequente.             

A cerâmica e o porcelanato podem ser usados tanto em áreas internas quanto externas, a única desvantagem é a temperatura durante o inverno. Como são pisos frios, ficam ainda mais frios nessa época, enquanto os vinílicos e laminados mantém a temperatura ambiente.             

Outra forma de utilizar os pisos vinílicos é a sua instalação na parede e no teto. Como são muito leves, não há risco de danificar a estrutura e, com isso, podemos criar muitas paginações diferentes.             

Os tons amadeirados de forma geral, trazem aconchego e requinte ao ambiente. É muito fácil de combinar com qualquer outra textura de papéis de parede, revestimentos ou móveis planejados.