Jornalista Isabel Minaré 

Produção fotográfica – Marise Romano
Pós produção – Kauê Cardoso
Looks – Linamarina Concept


     “Meu tio tinha uma fábrica de jeans e eu pegava as roupas dele para vender para as minhas professoras”. Essa poderia ser uma rotina comum para qualquer pessoa de 20, 30, 40 anos. Mas o relato é de alguém que tinha apenas 11 anos. Uma criança que nasceu com o dom do empreendedorismo, o amor pela moda e a vontade de fazer acontecer. É a história de Adriana de Oliveira Lyrio de Andrade, proprietária da Linamarina Concept.

     Adriana Lyrio nasceu no dia nove de março no município de Prata (MG). Veio para Uberaba (MG) com os pais – o advogado Francisco Lyrio (in memoriam) e professora Maria de Lourdes Lyrio. Aqui, fez pulsar a veia empreendedora com as peças do tio. Aos 14 anos, já possuía condições financeiras para investir sozinha em um terreno. Apesar do tino para os negócios, começou a seguir os passos da mãe. Formou-se em Pedagogia, Letras e Música. Foi professora, orientadora educacional, vice-diretora escolar e diretora da Fundação Cultural de Uberaba. Experiências profissionais não lhe faltaram no currículo. Todavia, lá no fundo, se sentia incompleta. Sabia que aquele não era o caminho a seguir pra sempre. Assim, com confiança e autenticidade, convidou-se à liberdade e independência e resolveu estudar Moda. 

     Adriana estava decidida a ter uma vida nova e transformar o sonho de empreender em moda em realidade.  À vista disso, ela fundou uma fábrica de roupas de linha na rua Monte Alverne, nº 588, no bairro Estados Unidos. Entretanto, como o tecido é quente e o inverno só durava três meses naquela época, ela concluiu que era pouco tempo para manter a indústria ativa o ano inteiro. Desistiu da moda? Não! Manteve o endereço e mudou a direção! Viu que o universo é infinito em oportunidades e mirou em uma maison multimarcas, com vestuário infantil, prêt-à-porter e roupas de festa. Nasceu a Linamarina. 


Linamarina: um lugar de conceitos

     A Linamarina foi fundada há mais de 30 anos. De lá pra cá, Adriana passou por diversos desafios, que foram vencidos com persistência, conhecimento de mercado, fé e muito trabalho. Perfeccionista e imediatista confessa, ela presta atenção em cada etapa e pessoa que entra no estabelecimento. “A roupa tem que voltar da costureira, por exemplo, não só arrumada como passada, revisada, cheirosa e embalada”, declara. Só assim, está apta para a entrega. Como numa costura, um ponto leva a outro: cliente satisfeita elogia e retorna para consumir mais!  

     Nesse viés, se fosse possível destacar a maior riqueza dentro da loja, indubitavelmente seria a lealdade das consumidoras. “Tem gente que comprava aqui quando pequena e hoje volta para escolher o vestido de formatura”, relata. “Quantas mulheres que moram fora da cidade (e até do país) que, quando vêm visitar a família, fazem questão de passar na loja para conferir as novidades?!”, completa. Não é só ver. É consumir. Segundo a empresária, cerca de 95% das clientes saem com as sacolas cheias. E mais: são responsáveis por fazer o marketing “boca a boca” e espalhar ao mundo elogios sobre a qualidade das peças. 

     Como isso é possível? Adriana e equipe fazem cursos, participam de feiras, simpósios e seminários e passam por treinamentos constantemente. O atendimento diferenciado é primordial. Na Linamarina, não existe uma abordagem agressiva focada em atingir metas. Não! É o oposto! A cliente é recebida com entusiasmo, carinho e, principalmente, respeito às suas preferências e necessidades. Ela é observada, ouvida e compreendida. Cada perfil é único, com peculiaridades, virtudes e defeitos, e é acolhido com empatia pelas funcionárias. Ademais, é uma loja versátil que abrange mais de 100 marcas (nacionais e internacionais) e vários tipos de peças com preços competitivos. Satisfaz a diferentes gostos e idades. Só assim é possível manter um relacionamento saudável e duradouro e uma empresa com mais de três décadas de atividades ininterruptas de pé. 

     A maison é um local de conceitos e o primeiro deles é conhecer o público-alvo a fundo. “A mulher gosta de estar bem-vestida, se destacar e usar peças de qualidade”, assegura. Por isso, a empresária faz uma curadoria a fim de selecionar o melhor das grifes para que, além de beleza, as mercadorias tenham conforto, durabilidade e excelência. Fora isso, ela usa os grandes ambientes como palcos de desfiles e eventos tradicionais como Halloween e Sábado Místico. “Aqui é um lugar de fazer amigos, tomar café e happy hours”, realça. 

     Casada com o pecuarista Carlos Humberto Enes Andrade, mãe da advogada Marina de Andrade e avó da pequena Alice, Adriana é realizada tanto no lado pessoal quanto no profissional. “Eu me concretizo ao valorizar as pessoas e destacar as melhores características delas”, afirma. “A moda me faz feliz.” 


Adriana Lyrio, exemplo de coragem para a filha Marina.

     “A VIDA se expande ou se diminui de acordo com sua CORAGEM". Essa pode ser uma frase boba para alguns, mas que para a minha família é uma realidade. A Linamarina nasceu de um sonho de uma sacoleira que, com uma criança (euzinha no banco de trás de um Fusca), saía vendendo linhas e outros, e com muita coragem para seguir seu caminho. Fabricávamos peças em linhas em pleno anos 80. No anos 90, deixamos de ser uma fábrica e passamos a ser uma loja multimarcas. Nos anos 2000, passamos a ser maison. Fizemos desfiles maravilhosos. Comecei bem cedo. Fechei meu primeiro caixa aos 14 anos. Criei vários temas de desfiles e acabei decorando alguns. A vida passou, me formei em Direito e hoje sou analista governamental. Mesmo em outra profissão, é difícil abandonar aquilo que ajudei a criar. Hoje, ajudo tentando inovar. O novo desafio é o digital. Sempre estarei ao lado daquela que mais amo no mundo: MINHA Mãe. Uma mulher que sempre expande, pois, sua coragem é uma inspiração.”                                                                                                                         Marina Lyrio