Por Tatá Ferguson

Blogueira, co-fundadora da Casa Marsalla


Não é à toa que Coco Chanel imprimiu na moda o minimalismo, a alfaiataria de alta costura e também imprimiu no tradicionalismo da t-shirt com as famosas listras azuis, muita excentricidade, conforto e um padrão feminino nunca antes visto.


Há mais de 60 anos, a t-shirt (camiseta) feminina estampou seu espaço na moda hi-lo e nunca mais saiu. Mas, afinal de contas, qual a origem e significado da t-shirt? Quando falamos em t-shirts ou “tees”, como são carinhosamente chamadas, sempre nos vem em mente a ideia do formato da letra ‘t’, o traço vertical fazendo alusão ao corpo humano e o traço horizontal, aos braços. Daí a explicação porque camisetas são chamadas de t-shirts. 

A origem da t-shirt data nos anos 1.900 com a chegada da guerra mundial, onde soldados, munidos de armamentos pesados, precisavam de peças leves e de fácil transpiração. Já a incorporação da peça para o mundo feminino, se deu na década de 60 com a sua máxima nos anos 70 em diferentes modelos adaptados. Vivienne Westwood e John Lennon foram celebridades que deram grande notoriedade para a peça e fizeram com que mais uma vez fosse provado o seu valor no guarda-roupas da época, dando origem ao símbolo de lifestyle que reconhecia as t-shirts como estilo de viver e se vestir e a própria indústria cinematográfica na década de 70, quando viu nessa peça uma oportunidade adicional de ganhos e campanhas de marketing do tipo “top of minds”, não perdeu tempo embarcando na nova onda com filmes como Guerra das Estrelas e E.T. Ali, as camisetas ganhariam uma nova vertente de que o básico deixou de ser básico para se tornar fashionista. 

Agora, saindo um pouco da história por traz da construção do estilo e trazendo para a realidade mais moderna e nada conservadora, além de lindas, descoladas, divertidas e confortáveis as T-shirts ficam bem em quase todos os looks e ocasiões e já faz tempo que elas deixaram de ser vistas como “peça para ficar em casa” e viraram verdadeiras joias do guarda-roupa. E não é pra menos, né?! Em versões geração Z, com estampas criativas e frases de efeito, as camisetas são curingas no hora de mostrar um look sofisticado.


Elas são confortáveis, levinhas e podem ser usadas o ano todo
No verão, as t-shirts são fundamentais. Leves, práticas e confortáveis, se combinadas com uma calça jeans, uma maxi bolsa, birken, tênis e até mesmo saltos, você não precisa de mais nada. Se quiser incrementar o look, basta jogar um colete longo ou um blazer por cima e pronto. 


Elas demonstram suas opiniões e personalidade
As t-shirts ganharam uma nova missão: expressar gostos, preferências, opiniões e quando suas estamparias nos representam, falam por si só, assim como ela é capaz de tirar seu look do básico e ainda mostrar um pouquinho mais da mulher incrível que você é. Que tal? 


Elas podem ser usadas em qualquer ocasião
Lembra quando eu disse que dá, SIM, pra usar t-shirts a qualquer hora do dia? É verdade! Além da facilidade de combiná-las com uma calça jeans e rasteirinha no final de semana, com uma calça de alfaiataria, um blazer e um belo scarpin você cria um look lindo para o trabalho. Tem um jantar ou balada? Arrase nos maxi acessórios em dourado ou prata! Combine sua camiseta com uma saia de couro midi ou saia longa com uma fenda poderosa e complemente a produção com um belo salto alto. Olhos e boca bem marcados ajudam a finalizar esse visual cool e cheio de personalidade!