Arquitetura e Ideias - A arquitetura por trás dos Tamareiras Hotéis


Ale Roso


A arquitetura por trás dos Tamareiras Hotéis 

Os Hotéis Tamareiras são alguns dos prédios mais conhecidos e excêntricos de Uberaba. Localizados no centro comercial e financeiro do município, os hotéis Tamareiras Park e Prime são ligados por uma magnífica passarela aérea, que chama a atenção de moradores e turistas. Confira o depoimento de quem contribuiu para a construção e o sucesso das edificações: 


Tamareiras Prime. Foto: site Tamareiras Hotéis


(Parceira publicitária: Contemporane Decorações)


Beatriz da Cunha Tahan Oliveira – Gerente-geral dos Hotéis Tamareiras


Bia Tahan. Foto: Marise Romano


“Descendente de sírios, neta e filha de comerciantes do ramo de supermercados, cresci brincando no meio de máquinas registradoras e conversas intercaladas em árabe e ‘mineirês’. Era uma época em que as contas eram anotadas nas cadernetas e as tratativas no ‘fio do bigode’. Consegui meu primeiro emprego aos 18 anos em um banco particular. Durante a noite, cursava faculdade. Ao me formar em Publicidade e Propaganda, meu tio Silvinho (Silvio Rodrigues da Cunha), me convidou para trabalhar no Hotel Tamareiras, que era inaugurado. Meu saudoso irmão Hugo era o braço direito dele e foi com ele que aprendi o tempo certo para plantar, regar e colher. Faz mais de 30 anos que o hotel começou, com 76 apartamentos. Hoje está com 200, sendo todas equipadas com muito conforto e funcionalidade. Sou muito caseira e um dos prazeres que tenho, além de viajar com minha família, é receber os amigos em casa e testar meus dotes culinários. Creio que devemos conciliar os três pilares: família, trabalho e religião.” 


Tamareiras Park. Foto: site Tamareiras Hotéis


Silvinho, Bia e a irmã Denise


Bia com a filha Julia e o marido Júnior Oliveira


Nos mês das Mulheres, parabenizo a competente equipe feminina dos Hotéis Tamareiras. Gente de muita garra e determinação que faz a empresa ser uma das melhores em Uberaba 

(Parceiro publicitário: Innovare Pisos e Acabamentos)


Cláudia Ribeiro – Arquiteta


Cláudia Ribeiro. Foto: Marise Romano


“Minha história com a rede de hotéis começou quando fui convidada a fazer a arquitetura de interiores da segunda torre do Hotel Tamareiras Park. Desde então, passei a elaborar em conjunto com a equipe do sr. Silvio Rodrigues da Cunha os projetos de arquitetura e interiores do complexo Tamareiras. O projeto da passarela para o Tamareiras Prime Hotel foi pensado como elemento para integrar o complexo Tamareiras Park (que começou com a ser construído em 1989 com a manutenção de uma casa tombada pelo patrimônio Histórico de Uberaba e construção da primeira torre do Hotel Tamareiras). Sinto-me honrada em fazer parte da história desse espaço que se tornou um marco arquitetônico para nossa cidade.”


A passarela mais famosa de Uberaba. Foto: site Tamareiras Hotéis


Bia e Cláudia são profissionais competentes, dedicadas e talentosas. Elas são minhas parceiras em diversos eventos e têm uma boa relação com outros arquitetos, urbanistas e designers de interiores.


Vanessa Kimye, esta colunista, Rose Dutra, Bia e Alexandre Cury no hotel


Bia, Cláudia, eu e uma grande turma animada na Expocigra Fiemg


Reunião produtiva de expositores da Expocigra Fiemg


(Parceira publicitária: Ale Roso Arquitetura)


Ale Roso

Arquiteta e urbanista - CAU/MG: A93403/8, vice-presidente do IEATM, coordenadora do Loft IEATM Expocigra e uma das idealizadoras do Projeto Atma – Grupo Doze Guerreiras. 

Siga a Ale Roso no Instagram e no Facebook.   


Siga a Revista Mulheres no Instagram e no Facebook