Por Ale Roso
Colaboração: jornalista Isabel Minaré
A inteligência artificial (IA) já não é mais uma ilusão do futuro. Muito pelo contrário! Ela está em todas as áreas, o tempo todo, inclusive na arquitetura. Para os profissionais do setor, ferramentas baseadas em IA são verdadeiras aliadas na criação de projetos mais eficientes, sustentáveis e personalizados.
O Escritório de Arquitetura Ale Roso e os parceiros, arquitetos Guilherme Mendonça, Lucielle Mazeti e o engenheiro civil Altamir Roso, usam IA frequentemente para aprimorar as informações e facilitar a visualização dos projetos.
Um dos programas frequentemente utilizados é o KREA.IA, desenvolvido para gerar e aprimorar imagens realistas a partir de descrições textuais. Além de criar visualizações de alta qualidade, ele melhora fotos e renderizações ao elevar a resolução e refinar detalhes para tornar as imagens mais nítidas e impactantes. Com sua agilidade e facilidade de uso, o KREA.IA permite a rápida renderização de imagens de baixa qualidade, além de explorar diferentes estilos arquitetônicos, materiais e texturas.
Embora não substitua softwares técnicos como CAD e BIM, essenciais para o desenvolvimento preciso de projetos arquitetônicos, o KREA.IA otimiza o processo criativo ao sugerir variações de cores, iluminação e composições visuais. Isso faz dele um recurso inovador para acelerar a criação de conceitos e aprimorar a apresentação visual de propostas, tornando-se um aliado poderoso para arquitetos e designers.
Além do KREA.IA, existem o MidJourney e o DALL, excelentes para desenvolver conceitos iniciais e explorar diferentes estilos arquitetônicos; ArkDesign AI, voltado para a criação automatizada de layouts arquitetônicos; Finch3D para a parametrização e a otimização de projetos arquitetônicos, ajustando automaticamente fatores como ventilação, iluminação e circulação; Veras AI, que funciona como um assistente para renderizações, aprimoramento automático de materiais, iluminação e sombras nas imagens geradas; entre outros programas.
A inteligência artificial não apenas acelera processos, mas também amplia as possibilidades criativas na arquitetura ao permitir que os profissionais foquem na inovação e na experiência do usuário. Embora não substitua a sensibilidade humana e a expertise técnica, ela potencializa o trabalho dos arquitetos, oferece insights valiosos e otimiza a execução dos projetos. O futuro da arquitetura é híbrido ao unir tecnologia e criatividade. Para quem souber utilizar essas ferramentas, esse futuro já começou.
Observação: exemplos de imagens geradas por programa de I.A. através do talentoso arquiteto Guilherme Mendonça. Todos os projetos são assinados pelo Escritório de Arquitetura Ale Roso.
(Parceria publicitária: Ale Roso Arquitetura)
Ale Roso
Arquiteta e urbanista - CAU/MG: A93403/8, especialista em Saúde Pública pela UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), conselheira do IEATM (Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro) e da AUREA (Arquitetos e Urbanistas Reunidos e Associados) e uma das idealizadoras do Projeto Atma – Grupo Doze Guerreiras.