Ale Roso


Colaboração: jornalista Isabel Minaré


A coluna “Arquitetura e Ideias” lança hoje o quadro “Gente de valor”, criado para revelar histórias de pessoas inspiradoras na construção de um mundo melhor. A estreia é com Alexandre Cury. 


Gente de valor: Alexandre Cury 

Alexandre Matheus Silva Cury é um bairrista aficionado. É daquele tipo de gente engajada, que luta por uma sociedade melhor e uma cidade mais democrática. Em todos os lugares por onde passa, deixa rastros de desenvolvimento. E como anda! Caminha, corre, pula rumo ao progresso, com ideias e atitudes a favor da transformação. 


Alexandre Matheus Silva Cury. Foto: Neto Oliveira


Do colegial para a vida - Willian Cardoso, Solon Quintão, Andressa Fernandes, Renata Degani e Carlos Sérgio 


Ale, como é chamado, está no auge da juventude e usa toda energia a seu favor para entender e ajudar a criar a realidade do amanhã. Desde cedo, recebeu princípios e valores dos pais, Regina e Jorge, e dos irmãos Samuel e Lucas. O padrinho Quintino da Silva (in memorian) também teve grande influência na vida dele, através de apoios e exemplos. Esses laços de amor e fraternidade foram essenciais no processo de socialização, educação e formação dele.


Com os irmãos Lucas e Samuel e a mãe Regina 


Cury sente paixão em trabalhar. Desde que iniciou a carreira, nunca parou de se dedicar a tudo que se propõe a realizar. É responsável, assertivo, discreto, equilibrado, otimista e atencioso. “Meu início foi no escritório de Arquitetura e Urbanismo da Alessandra Roso”, conta. “Fazia de tudo lá, desde resolver as partes administrativa e financeira até limpar, servir o café e acompanhar obra”, complementa. 


Ale, esta colunista e Fernanda Roso


Quando trabalhava com a Ale, estava sempre junto de arquitetas e designers 


Alexandre exerceu papel fundamental quando a arquiteta esteve à frente de duas lojas. Depois, junto com as arquitetas Elisa Araújo (hoje prefeita) e Jacqueline Potenza, ela criou a revista ATMA. Cury participou da empreitada, inicialmente no administrativo e posteriormente também no comercial. A cada trabalho, descobria mais potencialidades. Durante o período da publicação, Elisa o convidou para trabalhar no hotel da família dela. Ele foi. Após um ano, mudou de emprego e se tornou concierge nos Hotéis Tamareiras.  Mais uma oportunidade surgiu: foi chamado por Virgínia Abdalla pra ser colaborador na coluna dela. Aceitou, claro, porque tem talento para a comunicação. Ele, inclusive, foi colunista aqui, na Revista Mulheres. 


Ale descobriu o talento para as vendas na revista ATMA 


Equipe do restaurante dos Hotéis Tamareiras 


Recebendo o cantor Leonardo 


Representando os hotéis na parceria com o Hospital Hélio Angotti. Na foto, com a excelente relações públicas do HHA Liana Marzinotto 


Virgínia Abdalla convidou Ale para colaborar na coluna dela


Outra habilidade é a política, pelo qual tem infinito interesse. Quando terminou o Ensino Médio, queria fazer Medicina. Passou para a segunda fase, mas descobriu um curso novo, Administração Pública. Não pensou duas vezes para fazer a inscrição. Foi representante de turma, presidente da comissão de formatura, presidente do diretório acadêmico, presidente do Rotaract Club (juventude do Rotary), delegado da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais e da União Nacional dos Estudantes. Depois, quis mais e foi buscar. Frequentou a segunda faculdade, de Administração de Empresas. Teve possibilidades, mas escolheu não eliminar matérias porque entende que o conhecimento se expressa de várias formas e evolui ao longo do tempo. 


Ele foi presidente do Rotaract 


Na formatura de Administração de Empresas, com Danilo Campos e Fernando Mendes 


O desejo de trabalhar na política foi colocado em prática ao participar das campanhas de Paulo Piau para prefeito e dr. Fábio Azevedo para vereador. Recentemente voltou ao cenário, quando decidiu fazer parte da equipe do então candidato a vereador Celso Neto. Foi coordenador geral da campanha dele e, após a vitória, se tornou chefe de gabinete. “Quando analiso minha trajetória, de trabalhar exaustivamente enquanto muitos descansam, sinto orgulho”, comemora. Assim como o tempo, ele não para e já planeja o futuro ao lado de Celso na prefeitura de Uberaba, no governo de Minas Gerais e na presidência do Brasil. 


Ale e a equipe com quem trabalha atualmente: Geraldo Henrique, Luiz Gustavo, Gabriel, Mirella, Eliana, Maria Victoria, Alexanndre Lennon e Celso Neto 


Depoimentos:   


Bia Tahan – gestora dos Hotéis Tamareiras 

“Alexandre Cury foi uma das boas conquistas que o Hotel me trouxe. Muito mais que um colega de trabalho, ele se tornou um filho. É uma pessoa íntegra, carismática, que tem sempre a palavra certa e está pronto para ajudar a todos que têm o prazer de conviver com ele. É um amigo que gosto de ter sempre por perto.”   



Thais Cury – arquiteta 

“O Ale é meu irmão de coração, com quem divido alegrias, tristezas e boas risadas.  É muito bom poder acompanhar todo o trajeto dele até aqui e participar de suas conquistas e méritos. Ele é um ser humano ímpar, cheio de garra, atitude, foco e determinação. Agradeço todos os dias por ele existir na minha vida e mostrar que todos somos capazes de realizar nossos sonhos.”  



Celso Neto – vereador 

“A palavra para definir o Ale é lealdade. Ele sempre se dedica a todos que estão a sua volta. Tem como missão central fazer com que todos se sintam bem. É solidário, organizado e tenta inspirar as pessoas a melhorarem. É um cara sensacional que eu admiro muito.” 



(Parceria publicitária: Ale Roso Arquitetura)


Ale Roso

Arquiteta e urbanista - CAU/MG: A93403/8, vice-presidente do IEATM, coordenadora do Loft IEATM Expocigra, especialista em Saúde e uma das idealizadoras do Projeto Atma – Grupo Doze Guerreiras. 

Siga a Ale Roso no Instagram e no Facebook

  
Siga a Revista Mulheres no 
Instagram e no Facebook