Por Ale Roso

Colaboração: jornalista Isabel Minaré


Sejam bem-vindos aos ambientes Circulação e Lavatório da Casa Shopping! 

A Casa Shopping está puro movimento! Pela segunda vez, esta colunista assina ambiente na maior mostra de arquitetura, decoração, design e paisagismo do Triângulo Mineiro. Vamos conhecer agora os espaços Circulação e Lavatório.


Brasil da África ao Japão

O tema escolhido para os dois ambientes é Brasil da África ao Japão. É uma viagem à cultura dos três países, com destaque para as principais características deles e o retorno gostoso ao nosso lar, o Brasil. Além do tema, o norte deste projeto foi a cor vermelha. A cor lembra coração, pulso, calor, fogo. No design, realça os interiores e traz conforto. Por isso, a escolha de um papel de parede estampado de garças japonesas com fundo vermelho. A tonalidade provoca uma sensação de ser abraçado pelas aves e, consequentemente, pelas paredes.


Voo pra conhecer os continentes

As garças têm tons de branco, preto e vermelho e parecem ter sido bordadas à mão no tecido. Elas voam pelo mundo e se esbarram com as mulheres africanas, empoderadas, corajosas, guerreiras e que são retratadas em dois quadros. Eles são os destaques da circulação e têm acabamentos duplos impecáveis: a moldura interna é preta e a externa é dourada. É no detalhe que a arquitetura e decoração mostram autenticidade.


De volta pra casa

Lar é para onde fazemos questão de voltar. Viajar é uma delícia, mas voltar pra casa é ainda melhor! São lembranças, histórias, sorrisos e rotina que retornam pra nós! Na hora de escolher o piso, a decisão foi a cerâmica hexagonal vermelho retrô, que é a cara do Brasil. Quem a vê, se lembra das casas da avó, do cheiro da cera vermelha, do frescor ao pisar no chão descalço. A arquitetura é isto, uma conectividade mais afetuosa.


Lavatório com personalidade

A brasilidade continua no banheiro com parte do revestimento de parede de palha de fibra natural, grande hit da temporada. De longe, ele até engana com aparência de ripado. Mas, se olhar com atenção, percebe o lindo trabalho de palha, com emendas aparentes e tom desuniforme. Complementou a atmosfera natural do ambiente.


Acabamentos de primeira

Para neutralizar o vermelho, a preferência foi metais pretos. Porta-toalha, porta-sabonete, tomada, interruptor, lixeira, tudo preto fosco. A atração principal é a cuba de apoio no formato oval assinada por Ruy Ohtake, considerado um dos maiores nomes da arquitetura e do design de móveis contemporâneo brasileiro. A torneira e o espelho em formato orgânico arremataram a escolha.


Natureza, aqui você é de casa!

A bancada e as prateleiras são de madeira envernizada de vermelho. Os quadros do lavatório estão na mesma sintonia dos do corredor. O toque é a explosão de dourado no ramalhete que comunica com o turbante das africanas. Repetição é um dos elementos da arquitetura para criar identidade e unidade aos projetos.


Luz para brilhar

A iluminação ficou por conta de fitas de led com 3000 lumens. Os perfis têm formatos retos para não contrastar com a decoração. Esse tipo de led também esteve presente nos nichos. Foi luz principal e complementar e trouxe sofisticação e brilho para os espaços.


Biofilia

O princípio da biofilia é elementar: conectar os seres humanos com a natureza, promovendo bem-estar e conforto emocional. Dessa forma, lavatório e circulação são repletos de vasos e plantas. A prioridade foi plantas popularmente conhecidas, como jiboia, dinheiro em penca, orquídea e bico-de-papagaio. Elas provocam uma sensação de acolhimento e proporcionam saúde e acolhimento aos visitantes.


Ambientes badalados

Diversos profissionais, amigos, parceiros e colaboradores visitaram os ambientes durante a primeira semana de mostra. Uma delícia receber tanto carinho e boas vibrações!


Os amigos Júlia Tahan e Alexandre Cury fizeram questão de conferir as tendências no lavatório


A publicitária Morgana Teodoro deixou o corredor mais lindo


Simpática estudante de arquitetura Isabella Mazetto, que ganhou o concurso e assinou o projeto do banheiro feminino acessível


A designer de interiores Simone Cartafina, uma das criadoras da Casa Shopping Shopping, leva alegria ao ambiente


O secretário adjunto de Obras e Serviços Urbanos Pedro Arduini e a mãe Marina também estiveram na maior mostra de arquitetura e design do Triângulo Mineiro


A arquiteta Thais Curi, outra mente brilhante da Casa Shopping, iluminou o corredor com seu carisma


Henrique Costa e Daniela Morais, da Art Design Móveis Planejados, empresa responsável pela bancada e prateleiras lindas e funcionais


Arquitetos Naiara Sucupira e Guilherme Mendonça e a secretária do IEATM Paula Sene, grandes profissionais que merecem minha gratidão


AGRADECIMENTOS AOS PARCEIROS:

Arquiteto Guilherme Mendonça – paisagismo; 

Edmar da Silva e Marilda Salgado – Mari Design – espelho e cestarias; 

Silvia Resende – Contemporane Decorações – papel de parede e acabamento filete; 

João Paulo Gomes e Lúcio – Tomazini Tintas – tinta; 

Elci de Paula – Innovare Pisos e Acabamentos – piso de cerâmica hexagonal, cuba,  torneira e acessórios; 

Henrique Costa e Daniela Morais – Art Design Móveis Planejados – prateleiras e bancada; 

Denise Árabe – Via Z Home – quadros; 

Nália Gonçalves – Flora Babilônia – plantas; 

Família Carvalho (Divino e família) e Luiz Melo (projeto luminotécnico) – Eletro Fonte Materiais Elétricos – iluminação; 

Otávio – gesso. 


CASA SHOPPING 2023 

Data: de 17/08 a 17/09 (observação – fechada às segundas) 

Horário: das 16h às 22h (de terça a sábado) e das 14h às 20h (domingo) 

Local: rua Amapá, nº 55, bairro Santa Maria 

Ingresso: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)


(Parceria publicitária: Ale Roso Arquitetura)


Ale Roso Arquiteta e urbanista - CAU/MG: A93403/8, presidente do IEATM, coordenadora do Loft IEATM Expocigra, especialista em Saúde e uma das idealizadoras do Projeto Atma – Grupo Doze Guerreiras.  Siga a Ale Roso no Instagram e no Facebook.