Arquitetura e Ideias - Urban Jungle


Ale Roso


Urban jungle 

A urban jungle está cada vez mais frequente em projetos de interiores que almejam personalidade, tranquilidade, emoções e bem-estar. A ideia de ter uma “selva” ou uma “mini floresta” dentro de casa cresceu muito com a chegada da pandemia, já que ter um ambiente bonito, harmonioso e aconchegante passou a ser muito importante para as pessoas que, agora, passam a maior parte do tempo em casa. 



As plantas oferecem vários benefícios que vão além de simples soluções estéticas. Áreas verdes ajudam a relaxar, umidificam locais naturalmente, limpam o ar e ajudam na concentração das pessoas, trazendo sentimentos de paz e tranquilidade. 



Há também quem prefere trazer a urban jungle em forma de arte para dentro de ambientes. Essa solução costuma se materializar através de desenhos orgânicos e coloridos, realizados com diversos materiais, como a própria tinta, canetas e até mesmo aquarelas, de forma totalmente artesanal, com um grande valor artístico. 



Esse tipo de arte agrega bastante na estética do ambiente, trazendo as mesmas sensações geradas pelas urban jungles vivas. Ele está presente principalmente em ambientes em que os usuários querem demonstrar suas personalidades por meio das cores, ideais e emoções. 



Os benefícios também estão presentes na questão orçamentária, já que os valores variam de acordo com o artista. Além disso, é um trabalho rápido e que consegue demonstrar bem a essência do usuário final. 


Colaboração e pesquisa: arquiteto Guilherme Mendonça. Estagiou comigo e hoje é meu parceiro de trabalho.


(Parceira publicitária: Ale Roso Arquitetura)


O que é o detalhamento dentro da arquitetura? 

Para se ter um projeto completo, bem executado, com qualidade, funcionalidade e economia e que atenda às necessidades dos clientes, não basta simplesmente projetar, estruturar, calcular e entregar para ser executado. Isso tudo faz parte também das etapas do projeto e execução da obra. Mas se o que queremos é mostrar também o porquê de cada ambiente, o que se pensou para se usar, o tipo de revestimento, o piso, a iluminação, as cores, entre outros, temos que especificar, colocar no papel o passo a passo de cada elemento que será usado dentro de cada ambiente para que ele saia da imaginação para o real, sempre com foco na qualidade de vida e funcionalidade do ambiente para quem for usufruir dele. Enfim, quanto mais detalhado for o planejamento, mais chances de uma boa execução, entregando um resultado final idêntico ao que foi planejado e que se propôs a encantar os clientes e proporcionar a eles a melhor experiência de suas vidas.


Lucielle Mazeti é arquiteta e urbanista. Entramos juntas na faculdade. Temos amizade e parceria que vem desde 1996. É uma profissional completa


(Parceira publicitária: Contemporane Decorações)


Bete Gomes e Silvia Resende em evento colunável - Leia-se Contemporane Decorações


Contemporane é sucesso absoluto em decoração


Bom gosto em todos os detalhes pela Contemporane


Ale Roso

Arquiteta e urbanista - CAU/MG: A93403/8, vice-presidente do IEATM, coordenadora do Loft IEATM Expocigra e uma das idealizadoras do Projeto Atma – Grupo Doze Guerreiras. 

Siga a Ale Roso no Instagram e no Facebook.   


Siga a Revista Mulheres no Instagram e no Facebook.