JORNALISTA HELENA CUNHA
O mundo da decoração está sempre se reinventando e o ano de 2025 chegou trazendo um olhar mais acolhedor e sofisticado para os lares. Com influências da tecnologia e do conforto sensorial, a decoração deste ano equilibra inovação e aconchego.
Mocha Mousse
A cada ano, o Pantone Color Institute elege uma cor que reflete as tendências e o espírito do momento. Para 2025, a escolhida foi a Mocha Mousse 17-1230, um tom marrom chocolate terroso e sofisticado que reflete os "pequenos prazeres da vida".
Inspirada pela busca de conforto, acolhimento e conexão com o essencial, essa tonalidade resgata o bem-estar e traz um toque de sofisticação para os ambientes.
Versátil, o Mocha Mousse combina com tons naturais, como verde-oliva e musgo, além de pastéis suaves e brancos quentes, se adaptando a diversos estilos de decoração, do minimalismo ao rústico.
Em alta, os móveis planejados sustentáveis e funcionais
O mercado de móveis planejados está cada vez mais dinâmico e inovador, acompanhando as mudanças no estilo de vida das pessoas. De acordo com a designer de interiores, Daniela Morais, para 2025, as principais tendências destacam-se pela integração entre funcionalidade, tecnologia e sustentabilidade. “A crescente busca por ambientes acolhedores que traduzem a personalidade, evidenciam o desejo de transformar os lares em um verdadeiro refúgio, uma vez que os moradores estão cada vez mais conectados a um estilo de vida mais consciente e valorizando a preservação do meio ambiente, além da praticidade do dia a dia.”
Móveis fabricados com materiais biodegradáveis ou de fontes renováveis estão ganhando destaque. Daniela comenta que a busca por madeiras certificadas provenientes de reflorestamento ou de baixo impacto ambiental tem aumentado consideravelmente. Além disso, materiais como MDF de lâmina natural, fibras orgânicas e couro sintético são alternativas que garantem durabilidade e um design autêntico, conectado à natureza. “A reutilização de materiais e a produção de móveis com maior longevidade também estão entre as grandes tendências para 2025.”
Maximalismo, estampas e cores que remetem à natureza
O minimalismo continuará sendo uma grande tendência, com linhas retas, formas orgânicas, tons terrosos e naturais que trazem conforto e tranquilidade aos ambientes. No entanto, Daniela ressalta que o maximalismo também aparece, trazendo cores vibrantes como mostarda, azul-marinho e petróleo. Essa abordagem busca valorizar a expressão individual e resulta em uma decoração sofisticada e versátil, criando contrastes interessantes.
As cores metalizadas como: dourado, cobre e prata, também estão em alta e aparecem nos detalhes dos móveis, como puxadores, pés de mesa e acabamentos, agregando brilho e luxo, garantindo um toque singular e elegante aos espaços.
Segundo Daniela Morais. a integração entre funcionalidade, tecnologia e sustentabilidade é a grande tendencia no design de interiores em 2025
Com a crescente digitalização dos lares, os móveis planejados também estão incorporando tecnologia para trazer mais praticidade ao dia a dia. Móveis inteligentes, com iluminação embutida controlada por sensores, carregadores embutidos e prateleiras iluminadas são algumas das inovações em alta. Daniela destaca que vem investindo em soluções inovadoras através de módulos de automação com movimentos inteligentes de abertura e fechamento, conduzidos por aplicativos ou sistemas de voz. “Esse tipo de tecnologia melhora a acessibilidade e proporciona uma experiência sofisticada e personalizada para os moradores.”
Fibras naturais, linho orgânico, tecidos reciclados e com tingimento natural são apostas certeiras
O crescimento do trabalho remoto continua impulsionando a demanda por móveis planejados voltados para home offices. “Soluções ergonômicas e funcionais são essenciais para garantir bem-estar e produtividade. Para criar espaços relaxantes e saudáveis, o design biofílico está em alta, integrando elementos naturais como madeira, pedra e iluminação natural, além da presença de plantas”, comenta, Daniela.
Silvia Resende destaca que o papel de parede segue sendo uma escolha popular em 2025
Segundo a designer de interiores Silvia Resende, as tendências em tecidos e revestimentos para 2025 destacam-se pela ênfase na sustentabilidade, inovação tecnológica e estética natural. “Materiais ecológicos, como tecidos orgânicos e revestimentos feitos a partir de materiais reciclados, estão em alta, refletindo uma crescente consciência ambiental. Além disso, a incorporação de texturas naturais, como madeira e pedra, proporciona uma sensação de aconchego e autenticidade aos espaços.”
A integração de tecnologia também se faz presente com revestimentos que oferecem propriedades antibacterianas e superfícies autolimpantes, aliando funcionalidade e design moderno. Segundo Sílvia, o mercado de tecidos e revestimentos também está mais sustentável, impulsionado pela demanda por materiais ecológicos e processos de produção responsáveis. “Materiais como tecidos reciclados, linho orgânico, cânhamo, bambu, cortiça e fibras de abacaxi ganham destaque, além dos tingimentos naturais”, ressalta.
Revestimentos com materiais ecológicos alinhados à madeiras e pedras para aconchego dos ambientes
As estampas de 2025 seguem trazendo um equilíbrio entre tradição e inovação. As clássicas florais, geométricas, listras e xadrez ainda são preferência, mas novos padrões estão surgindo. Desenhos abstratos, formas assimétricas, padrões psicodélicos e estampas étnicas e boho se destacam. “A influência cultural e artística também está forte, com inspirações dos anos 70 em estampas geométricas e tecidos fluidos, além da estética dos anos 90 e 2000 com peças minimalistas e estruturas limpas, com estampas que trazem aquele toque retrô cheio de estilo”, acrescenta Silvia.
Em relação às cores, os papéis de parede, cortinas e almofadas refletem uma busca por equilíbrio entre serenidade e vivacidade, com uma forte conexão à natureza. Silvia destaca os tons terrosos, como terracota, areia e verde-musgo, que vão dominar os ambientes, criando ambientes aconchegantes e equilibrados.
O maximalismo está ganhando força em 2025, mas o minimalismo ainda mantém seu espaço, especialmente em ambientes mais clean e sofisticados. Segundo Silvia, cortinas leves, almofadas em paletas suaves e tapetes de fibras naturais continuam sendo escolhas populares para quem busca um visual elegante e tranquilo. Porém, em ambientes como lavabos e halls de entrada, há mais liberdade para ousar com cores e texturas marcantes.
Silvia comenta que a inovação também está presente nos tecidos tecnológicos, trazendo conforto, funcionalidade e sustentabilidade. Alguns destas tecnologias são: Tecnologia Nano com aplicação de nanopartículas que repelem líquidos e sujeira sem comprometer a textura do tecido; Microfibras Avançadas com superfícies de toque macio, mas altamente resistentes à água e manchas; Fibras com Íons de Prata que impedem a proliferação de bactérias e ácaros, ideais para quem sofre de alergias; Tecidos com Aloe Vera e Eucalipto que são naturais, antibacterianos e suaves para peles sensíveis; Tecidos Autolimpantes e Purificadores de Ar, materiais utilizam a fotocatálise para degradar partículas de sujeira e poluição, enquanto tecidos com carvão ativado absorvem odores e purificam o ambiente.
Papéis de parede continuam dominado a cena
O papel de parede segue sendo uma escolha popular, tanto para casas quanto para ambientes corporativos. Silvia explica que a possibilidade de personalização aumentou a procura, com materiais sustentáveis e tintas não tóxicas se tornando tendência. “Padrões maximalistas, como florais de grande escala e estampas animais também estão em evidência, garantindo personalidade aos espaços”, afirma.
A designer de interiores, Daniela Morais, conclui que o ano de 2025 vem com propostas para transformar o design de interiores com tendências que refletem buscas por espaços mais saudáveis, funcionais e com personalidade, assim é possível criar ambientes modernos e atemporais de forma a atender às necessidades e estilo de vida de cada um.