Marcos Moreno


Todas as cores 

As campanhas de alerta para cuidados com a saúde, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, ganham cada vez mais força. Extrapolaram, deixando de ser voltadas apenas para os humanos e atingindo também os animais, especialmente os pets. Podemos considerar um avanço acontecido nas últimas décadas, porque não era bem assim até há bem pouco tempo. No segmento de animais, e aqui me refiro aos animais domésticos, a transformação em todos os aspectos foi grande e rápida. Basta pensar no mercado pet que cresce exponencialmente em todos os sentidos, desde a alimentação até a formação de profissionais, hoje com médicos veterinários com especialização tais quais no segmento humano. Não dá mais pra levar um cão ou um gato para uma análise geral. Claro, pode acontecer, mas se o problema que o animal está enfrentando está nos olhos, por exemplo, há veterinários especializados para tal problema.   


 
Amor maior
 

O amor por uma animal não mudou enquanto sentimento, empatia por um ser vivo e por aí afora. Mas o comportamento sim, ao ponto de podermos admitir sem corrermos risco de sermos julgados que gostamos tanto de animais quanto de humanos. Muitas vezes, até mais. Declaradamente muito mais que antes. Acredito que devemos isso à ciência e à comunicação. À ciência por admitir que os animais sim, são seres sencientes. À comunicação por disseminar os estudos que comprovam esse conhecimento. Seria uma descoberta? Tendo a achar que não. Considero apenas uma questão de ocasião, tempo, etc. Porque saber, acho que qualquer ser humano com raciocínio lógico e sentimentos padrões, sempre soube disso. Os seres humanos com sentimentos que fogem aos padrões por algum desvio - também hoje mais fácil de ser diagnosticado - estão em outra prateleira e não sou profissional dela para dar opinião. Sentimentos iguais, mas comportamentos, não. 



Esteira financeira 

Quem teria tanta ingenuidade de pensar só com o coração? Sim, por uma questão da própria essência da vida, sabemos que os animais são seres sencientes. Tecnicamente, digamos assim, estamos aprendendo mais agora, com o que nos diz a ciência. E ainda tem o lado financeiro da questão. Foi-se descobrindo as possibilidades cada vez maiores de mercado voltado ao segmento pet. Até o nome “pet” é algo novo. E nessa esteira vem tanta coisa que não damos conta de enumerar. Alimentação, acomodações, brinquedos, roupas e até espaços dedicados especificamente aos pets. A contradição de tudo isso está postada nas redes sociais, que também são uma conquista desses novos tempos. Quanto abandono!!! Mas e o tal desenvolvimento? Eis a questão. A consciência existe por existir e independe de mercado financeiro e conhecimento da ciência. Portanto, um ser humano sem essa consciência essencial que não esteja interessado no mercado financeiro vai continuar praticando as crueldades a que tanto nos deparamos nas redes sociais, principalmente (no que diz respeito à comunicação). 


A esperança é verde 

Estamos vivenciando a plena campanha do Novembro Azul, dedicada à prevenção do câncer de próstata, tanto nos homens quanto nos animais. O câncer de mama, alvo da campanha Outubro Rosa, parece ser mais comum em animais domésticos fêmeas que o câncer de próstata nos machos das mesmas espécies. Mas isso não exclui a indicação de exames em seu pet. Agora a campanha que vem no último mês do ano vai além da prevenção de uma doença no animal: Dezembro Verde. O alvo dessa campanha é você, sou eu, somos todos nós. É uma campanha para os homens porque é a campanha contra o abandono de animais.  E vale lembrar que as campanhas existem porque existem os alvos para elas. A prevenção de doenças referidas no Outubro Rosa e Novembro Azul é real e, o abandono, infelizmente, também. 




(Parceria publicitária: Moreno Pet Blog)


Marcos Moreno

Comunicador, colunista, criador da Coluna Amigo Animal e do Moreno Pet Blog. 

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