Jornalista: Dani Brito

Fotos: Rayssa Resende

Produção: Frank Prado


Elas são mulheres fortes, decididas e inteligentes, que vêm fazendo história em Uberaba em suas respectivas áreas de atuação. Exercem a liderança com naturalidade, inspiram e promovem transformações positivas por meio de suas ações e atitudes. Elas são as agraciadas com o Prêmio Mulheres 2023:  Lisandra Christian de Abreu, Luanda Polastrini Camargos, Marinalva Vieira Barbosa, Nathalia Marinelli Rezende Roso e Vanderluce de Ávila Marinho.



Lisandra Christian de Abreu

A advogada tem no sangue o Direito Tributário

A advogada Lisandra Christian de Abreu tem muito orgulho de sua trajetória. Uma mulher que, com muita luta, dedicação e persistência, não deixou as dificuldades interferirem no caminho profissional. “Os obstáculos fazem parte da realização dos sonhos e podem nos fortalecer, contribuindo para o crescimento pessoal”, diz. 

Com 22 anos de experiência, a advogada é especialista em Direito Tributário. Esta relação jurídica teve início durante a vida acadêmica, ao conhecer profissionais que se dedicavam em beneficiar empresas. “Apaixonei desde a faculdade em dominar as complexidades desta área desafiadora, em razão das mudanças legislativas, exigindo dos profissionais um estudo contínuo” completa. 

Há 17 anos, ela também leciona Direito Tributário em cursos de extensão, graduação, pós-graduação além de ser palestrante. Aliás, a advogada tem orgulho de também ser professora. “Minha missão é ensinar para ajudar a transformar carreiras, aliando a teoria e a prática do Direito Tributário, com base no leque de atuações vivenciadas, tanto no setor privado, quanto no público.” 

Começou na pós-graduação do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET) - uma das três melhores especializações do país na área tributária. Uma experiência considerada um divisor de águas na carreira. 

Lisandra tem convicção que o conhecimento é uma poderosa ferramenta para a transformação social. Como professora, compartilha toda experiência com seus alunos e consegue inspirá-los a se tornarem cidadãos informados, críticos e conscientes. Como ela mesma diz - somente quem é professora sabe a grandeza e responsabilidade em ensinar e transformar carreiras. 

Enquanto advogada, é engajada com as prerrogativas da profissão. Atualmente preside a Comissão Direito Municipal da OAB Uberaba, onde também já esteve à frente das Comissões de Direito Tributário, Ensino Jurídico e da Advocacia Pública e foi membro da Comissão de Direito Tributário da OAB-MG. 

Desde o início, a advogada demonstra dinamismo. Com atuação nas áreas tributária, empresarial e cível, já beneficiou mais de 500 empresas em demandas relacionadas à recuperação e compensação de créditos tributários. 

Sua trajetória é brilhante. Começou como atendente na ACIU (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba) e, em três meses já realizava o faturamento da entidade, após um ano foi promovida a gerente de informática. Frente ao cargo, a ACIU se tornou o segundo maior banco de dados de Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da América Latina. Com sua participação, em 2006, a entidade classista começou a prestar assistência gratuita aos associados em serviços de consultoria jurídica tributária. “Essa foi uma experiência marcante na minha carreira, em razão de retornar à entidade que foi palco do meu primeiro emprego, alguns anos após me especializar em direito tributário”, lembra com orgulho.  

No setor público foi diretora de Tributação e Arrecadação da Prefeitura de Uberaba e, desde janeiro de 2021, ocupa o cargo de secretária adjunta da Fazenda. Para ela, a experiência profissional a transforma diariamente. São desafios diários para alcançar os objetivos financeiros que são planejados com responsabilidade e equilíbrio fiscal, para contribuir com o desenvolvimento de Uberaba. A função na advocacia jurídica tributária exige estratégia para analisar leis tributárias intrincadas e aplicá-las de forma precisa para proteger os interesses dos meus clientes nas esferas federal e estadual. “Sei lidar com disputas fiscais e desafios legais, encontrando soluções eficazes para alcançar os melhores resultados”, avalia. 

Ser mulher na área jurídica tributária é um dos grandes desafios da advogada. É vencer o preconceito diariamente, visto que este universo, até pouco tempo, era dominado por homens. “Somos competentes e podemos desempenhar qualquer atividade”, diz. Para ela, a superação vem através de incentivos para que mais advogadas escolham este caminho, aumentando a representatividade feminina e a força destas mulheres. 

Mesmo com tanta correria, ela encara a rotina com leveza e está sempre com um sorriso no rosto. Faz questão de equilibrar a profissão com a vida pessoal, se dedicando aos pais, irmãos e ao namorado. A família lhe fortalece; é a base de tudo. 

A mãe, Joana Mihorim de Abreu, é a fonte de inspiração da advogada, por ser forte e determinada para superar qualquer adversidade. “O amor dela é incondicional e me traz conforto emocional, pois me orienta sobre tudo que peço ajuda. Nos tornamos amigas e nas viagens que fazemos juntas é incrível a sintonia que temos”, diz. Nas horas vagas, gosta de grandes aventuras. Já voou de asa delta e saltou de paraquedas. 

É deslumbrada pela vida. Ama viajar, conhecer pessoas e culturas diferentes e está aprendendo francês. Também tem afinidade com a dança, ganhou uma medalha de dança de salão com os ritmos bolero, samba e forró. Para relaxar, está aprendendo um instrumento musical, a bateria. 

Os sonhos também existem na vida desta mulher. Um deles é correr a meia maratona de Nova York e, um dia, construir um retiro para idosos. “A cada dia mais idosos são abandonados pelas famílias. Bom lembrar que todos nós envelheceremos”, justifica. Finaliza esta entrevista dizendo que “viver é a experiência que Deus nos concedeu e viver bem só depende das escolhas que fazemos e das pessoas que amamos”.


Luanda Polastrini Camargos

A designer de interiores apaixonada pela carreira e movida por desafios

A designer de interiores Luanda Polastrini Camargos é uma mulher talentosa, determinada, muito bem sucedida e um exemplo de sucesso. 

Aos 29 anos, ela é casada com Reginaldo Camargos e mãe do pequeno Caio, de 6 anos de idade. É especialista na área de decoração de interiores e está à frente da P&P Pisos e Persianas, empresa consolidada no mercado uberabense. 

Talentosa, Luanda sempre se destacou profissionalmente. Tudo começou ainda na graduação, quando deixou um bom emprego para seguir sua carreira como estagiária. Logo, já assumiu a vaga de projetista e, em seguida alcançou o cargo de responsável técnica de projeto de execução de móveis. Antes de se formar, ela já possuía um bom emprego que lhe oferecia estabilidade financeira. Sempre movida por desafios e incentivada pelo marido, a designer de interiores atuou como autônoma por dois anos, em outra cidade. 

Porém, os planos mudaram quando teve de largar a vida profissional e retornar à Uberaba.  A mãe teve um câncer e Luanda fez questão de ficar ao lado dela durante o tratamento. Foram momentos difíceis, mas que a fortaleceram. Luanda não a abandonou durante todo o processo de cura e, ao mesmo tempo, estava grávida do primeiro filho. Este foi o período mais difícil da sua vida. Em 2016, ao lado do esposo, que é da área de acabamentos e decoração, fundaram a P&P Pisos e Persianas. 

Hoje, a empresa é referência em Uberaba e região.  Destaca-se pelo grande diferencial de produtos de extrema qualidade e bom gosto. A proposta é oferecer resultados efetivos e satisfação dos clientes que buscam cortinas, persianas, toldos e demais itens de decoração. 

O sucesso não é por acaso. Luanda praticamente descobriu o seu dom. Ela sempre teve facilidade em observar os detalhes nos ambientes que outras pessoas sequer percebiam e retratava-os em forma de desenho. Interessava-se em mudar os espaços e torná-los elegantes e harmônicos. A partir daí ela percebeu que o designer de interiores é algo que lhe trazia prazer. 

Um dos maiores desafios na carreira foi abrir mão da forma como pensava e passar a aprender com clientes, parceiros, consultores e, principalmente com o esposo. 

Luanda é realizada profissionalmente. Mas nem sempre foi assim. Na época da faculdade, em um momento de desanimo e frustração, assistiu uma palestra de Elisa Piani, que também foi sua professora e que lhe deu uma nova visão da profissão. “Ela me fez entender que o Designer de Interiores não é apenas um ambiente lindo e sofisticado, é ainda mais profundo, pois influencia no bem-estar e vivência dos nossos clientes, através da funcionalidade, das sensações, do estilo e de forma muito íntima no estado de felicidade que será vivido ali”, ressalta. 

Dentro desta perspectiva, o design de interiores lhe traz um novo significado em cada projeto, em cada consultoria. “A expectativa é que o amanhã me traga um patamar melhor ainda de realização”, completa. 

Para conciliar a maternidade com a gestão bem-sucedida da P&P Pisos e Persianas, ela se espelha em outros empresários, que conseguem no mesmo tempo que ela, realizar muitas tarefas e obter conquistas. Desta forma, Luanda consegue ter uma agenda bem produtiva que gera muitas ações e bons resultados. 

O esforço não é em vão. A meta é transformar a P&P Pisos e Persianas em referência nacional, tendo como missão atender e resolver com qualidade as principais dores de quem está em mudança, necessita de reforma ou construção em seu imóvel. 

Já nas horas vagas, a empresária gosta de fazer caminhada, ler bons livros e visitar amigos. Ela também dá aulas para crianças na Igreja Presbiteriana do Bairro Pacaembu e faz questão de sempre ter aquele momento a dois com o esposo Reginaldo ou mesmo uma programação a três, com o pequeno Caio. 

Luanda se inspira em pessoas. Desde março, ela faz parte de um grupo de networking, o BNI, que conecta pessoas por todo mundo. Mas, sua maior inspiração, sem dúvida alguma, é o marido. Eles estão juntos há dez anos e sempre a incentivou a não ficar parada. “É aquele homem que sempre me incentivou a sair do lugar e buscar mais e mais”, diz. 

Durante o tratamento de câncer da mãe, Reginaldo lhe deu força e direção e, na mesma época foram abençoados pela chegada do Caio. “Um presente maravilhoso”. É pelos dois que ela tem todos os motivos para lutar diariamente. 

Luanda diz que seu maior obstáculo sempre foi ela mesma.  Antes, não se enxergava como uma mulher empoderada. “Apenas quando desprendi de medos e receios e me permiti ser eu mesma e me encontrar, pude amar e aprender a valorizar cada momento compartilhado com outras pessoas”, destaca a designer de interiores. 

Os projetos para o futuro estão traçados. Para os próximos cinco anos, a empresária pretende estar com duas lojas consolidadas e com uma equipe qualificada de profissionais de arquitetura e design. A proposta é dar destaque ao que há de mais especial: a história e bem-estar dos clientes com objetivo de assegurar uma consultoria assertiva que vai ao encontro dos produtos ofertados pela P&P Pisos e Persianas. 

Ela acredita que, para quem busca sucesso profissional, deve-se trabalhar arduamente pensando tanto no resultado quanto nos benefícios que os clientes vão desfrutar. “Um bom profissional é a soma de vários fatores, mas os clientes são a chave da sua carreira”, finaliza.


Marinalva Vieira Barbosa

A reitora cuja missão é fazer história à frente da UFTM

A professora Marinalva Vieira Barbosa tomou posse como reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro em junho de 2023. Aos 53 anos, casada e mãe de duas filhas – Maria Tereza e Manuela, a professora comandará a renomada instituição de ensino da região do Triângulo Mineiro, na gestão 2023-2027. Ela entra para a história como a segunda mulher a assumir o maior posto da UFTM e tem a credibilidade necessária, como docente e pesquisadora, para fazer uma gestão impecável, acessível e popular. 

A paranaense, natural da cidade de Assis Chateaubriand, é filha de trabalhadores rurais sem-terra. Mudou-se bem nova, na década de 1980 para Rondônia. A mudança fez com que cursasse a Educação Básica somente na adolescência. Na mesma época, ela também trabalhou de empregada doméstica, faxineira e babá para contribuir com a renda familiar. Quando iniciou a graduação em Letras, a carteira de trabalho ainda era assinada como faxineira. 

Entrou na graduação de forma tardia, aos 25 anos.  Sonhava em fazer Direito e seguir carreira no Ministério Público, mas optou pelas áreas de Linguagem e Educação mediante a paixão pelos estudos linguísticos. Dedicada e comprometida, construiu um extenso e valioso currículo. É egressa do curso de graduação em Letras (1999) possui especialização em Produção de Textos (2000) pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). 

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lhe deu toda retaguarda para se tornar quem é profissionalmente. É uma instituição de referência, em nível internacional. Lá, Marinalva cursou mestrado (2004) e doutorado (2008) em Linguística e concluiu o pós-doutorado (2009).  Parte dos estudos de doutoramento ocorreu na França, onde teve a oportunidade de trabalhar com pesquisadores de diferentes partes do mundo. “Eu vivi intensamente a Unicamp”, lembra. 

Antes de ser reitora, a servidora pública dedicou-se à docência na graduação e pós-graduação, conciliando a pesquisa com a sala de aula onde atua com temáticas relacionadas à leitura, escrita e formação de professores. Ela exerce o cargo de professora associada IV do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa da UFTM.  Já foi coordenadora institucional do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid/UFTM), no período de 2011 a 2015, e diretora do Instituto de Educação, Artes, Letras, Ciências Humanas e Sociais (IELACHS/UFTM) no período de 2015 a 2019. Também coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFTM). 

Para alcançar o cargo de reitora, enfrentou etapas decisivas. Participou da Consulta à Comunidade Universitária, realizada em março, liderando a Chapa 2 – “Integração - Novos Tempos na UFTM”. Em abril, Marinalva obteve a maior votação na reunião do Conselho Universitário (Consu), o que lhe deu o respaldo necessário para encabeçar a lista tríplice encaminhada pela UFTM ao Ministério da Educação. Indicada, a posse ocorreu em julho, no Ministério da Educação, em Brasília. 

Para construir uma carreira acadêmica sólida, Marinalva superou grandes obstáculos e teve como desafio o fato de ser mulher, negra e pertencente às classes sociais menos favorecidas. A sua história de escolarização tardia, numa educação básica ainda em formação no estado de Rondônia dos anos de 1980, compôs esses obstáculos. Na UFTM, em especial, os desafios para construção da carreira estiveram relacionados ao fato de a UFTM ser uma instituição jovem e ainda em construção no que diz respeito a sua excelência nas áreas de Linguagem e Educação. 

A reitora afirma ser realizada e, por ter alcançado todos os objetivos e se tornado referência em sua área de atuação ao superar todas as adversidades e se projetando profissionalmente. “Consegui vencer os limites impostos pela minha história de vida de cabeça erguida, sem negá-la e alcancei os meus sonhos”, avalia. Com tanta responsabilidade, sendo pesquisadora, docente e agora gestora de uma universidade, ela diz que não há “mágica” para conseguir dar conta de todas as tarefas diárias. “É preciso ter uma clareza do que se quer fazer, um senso de organização muito grande e uma capacidade de interlocução para conversar com o diferente”, afirma. 

Marinalva é uma mulher idealista que tem como inspiração a vontade de mudar a educação, melhorando a qualidade do ensino e, consequentemente, da formação oferecida pela UFTM. “Esta é minha meta e vida”, coloca. Agora, ela terá essa oportunidade como reitora na UFTM, com o apoio de seus pares. “Tenho muita vontade de criar as condições necessárias para que aqueles que chegam à universidade, principalmente vindos das classes populares, consigam se apoderar do texto, da leitura acadêmica e do conhecimento acadêmico de forma proficiente. Ensinar a ler e escrever na universidade é um dos movimentos que mais me inspira”, salienta. 

A família é a base da vida da reitora. “É para eles que eu volto sempre”, afirma. Seu maior sonho é ver as filhas felizes, com estudo e encaminhadas profissionalmente. Nas horas vagas, ela gosta de cozinhar para toda a família. Aliás, é o seu maior hobby, ultimamente. Marinalva gosta de preparar comidas populares de diferentes países, fazendo questão de conhecer toda a cultura que envolve o prato. A degustação fica para o marido, filhos, irmão e sobrinhos. Marinalva também aprecia bons livros, cinema e música de qualidade. 

Ela tem sonhos, os quais assegura que estão em construção, tanto no campo pessoal quanto profissional. À frente da UFTM, a reitora quer ver instituição com projeção nacional e internacional. Para aqueles que estão chegando na UFTM, ela os aconselha a enxergá-la como um local para a mudança de vida. “A educação não é, de maneira alguma, dispensável. É ela que nos torna humanos e nos dá base para alcançar os nossos sonhos”, finaliza.


Nathalia Marinelli Rezende Roso

De garçonete a empresária: como ela conquistou o mundo dos negócios

A empresária Nathalia Marinelli Rezende Roso é uma mulher de fibra, com grandes propósitos na vida. Esta uberabense é dinâmica e sabe perfeitamente quais são seus objetivos. Aos 35 anos, é casada e mãe de dois filhos – Kauê e Théo 

Ela também atua com moda circular de luxo – tendência de mercado em alta, que ganha cada vez mais adeptos. É mentora de marketing e branding, criando ações de posicionamento, propósito e valores de marcas. 

Começou como garçonete em uma empresa de açaí, aos 15 anos de idade. De lá para cá, a empresária vendeu extintores de incêndio, calçados, roupas e também exerceu funções de crediarista e caixa. Aos 21 anos, Nathalia se tornou gerente de uma franquia e aos 26 anos decidiu dar uma guinada e começar do zero a vida profissional. Retomou os estudos e graduou-se em Moda. 

No 1º período da faculdade, ela ganhou um concurso tendo como prêmio um estágio em uma conceituada empresa de moda em Belo Horizonte. Aliás, a jornada no marketing surgiu paralelamente à graduação e se transformou em amor. Sempre acreditando que através do conhecimento poderia ir mais longe, seguiu para São Paulo. Na Capital Paulista ela fez excelentes cursos na área a marketing estratégico, Instagram e branding. 

Ao retornar para Uberaba, Nathalia montou a primeira empresa – a Marinelli Marketing. Em menos de um ano a empresa ganhou credibilidade e contabilizou em seu portfólio grandes cases de sucesso Com tanta expertise e após validar um método próprio, Nathalia se tornou mentora de empresas na área de marketing e branding. Desde então, ela possui mais vinte especializações na área de marketing estratégico e branding, sendo três em Milão, Paris e NY. Já foi mentora de mais de 100 empresas na área e fez 2 lançamentos de sucesso. 

Sempre motivada e apaixonada pelo trabalho, após três anos no ramo de marketing, abriu a segunda empresa – a Shop Circular. A empresa atua na moda circular, um dos segmentos que mais crescem no mundo. Sem dúvida alguma, o sucesso foi imediato. A Shop Circular é um second hand de luxo e já se destacou no primeiro ano de sua existência. No segundo ano, o crescimento da marca foi de quase 200%. Hoje, a Shop Circular possui a primeira linha do país de produtos para cuidados com peças de luxo. 

Nathalia acredita que a profissão a escolheu, pois desde nova sempre foi encantada pelo marketing e o mundo da moda. Hoje, ela percebe o quanto seu conhecimento impactou os negócios e, ao mesmo tempo, a vida das pessoas. A moda circular faz brilhar seus olhos. Afinal, a empresária sempre teve por convicção que as peças deveriam ter uma vida útil maior. Através da moda circular, ela consegue fazer essa diferença e ainda diminuir o impacto de consumo. A empresária é uma mulher realizada profissionalmente e busca resiliência para manter o foco e os propósitos firmes. Ainda possui sonhos e tem certeza que conseguirá alcançá-los com muita sabedoria. 

Nathalia tem uma rotina corrida, mas consegue conciliar todas as responsabilidades profissionais com a vida pessoal. A família lhe dá forças para continuar no caminho certo. Reconhece que é a peça fundamental em sua jornada. “É minha maior riqueza”, diz. Por isso, ela faz questão de ter tempo de qualidade com os filhos e, nas horas vagas, aproveitar momentos agradáveis através da leitura de bons livros. 

Deus é a força de inspiração e o que move os propósitos da empresária. Claro que ela já enfrentou dificuldades. Uma delas foi quando se viu sozinha, sem recursos, com um filho nos braços, com apenas 21 anos, após o fim do primeiro casamento. Além disso, Nathalia enfrentou muitos problemas de saúde. Porém, sempre superou os problemas, com garra e determinação. 

Ainda possui três grandes projetos em vista, que pretende realizar em breve - um na área espiritual e os outros relacionados ao marketing e moda circular. Na vida pessoal, quer ver os filhos crescerem com saúde e servirem a Deus. Com base em sua trajetória, Nathalia acredita que não há nada no mundo que possa superar a persistência.  É essa a mensagem que sempre quer passar para os outros. “Desistir não é uma opção para quem sabe o seu propósito” diz.


Vanderluce Marinho

A empresária almeja grandes propósitos à frente da BPW Uberaba

A empresária Vanderluce de Ávila Marinho é uma liderança nata e quer fazer a diferença na vida das pessoas. “É o que faz sentido em minha vida”, diz. Agora, ele tem uma grande oportunidade para mostrar este dom. É a nova presidente da BPW Uberaba. 

Aos 48 anos, a uberabense é casada com Carlos Magno e mãe de dois filhos – João Gilberto e Maria Theresa. A família é seu ponto de apoio, a fonte de energia e de onde busca coragem para enfrentar todo e qualquer desafio. Inquieta, Vanderluce é pedagoga e bacharel em direito, mas sempre atuou com vendas. “Sou vendedora por escolha”, diz. 

Filha mais velha, ela sempre teve como objetivo moral contribuir com a renda familiar. Mais jovem, enquanto a mãe, que era manicure, atendia as clientes, Vanderluce aproveitava a oportunidade e realizava a venda de vários produtos, como cosméticos, utensílios domésticos, calçados, lingeries entre outros. Este foi o início de uma trajetória profissional de destaque. Afinal, ela se aperfeiçoou como vendedora por saber se expressar muito bem e facilmente obteve a expertise necessária para alcançar o sucesso. “Minha vida sempre foi de vendas”, recorda. De certa forma, a relação dela com o comércio é algo recíproco. É onde se encontrou profissionalmente. O primeiro emprego formal foi como vendedora no ‘O Boticário’. Em seguida trabalhou em imobiliária, concessionária de veículos, agências bancárias e com esta vasta experiência entrou no mundo dos negócios e começou a empreender. Nunca mais parou. Hoje, ela é proprietária da Marinho Sports, loja de materiais esportivos com 27 anos no mercado e assumiu, recentemente, a padaria Pão Mania. 

No mundo dos negócios, a empresária enfrentou adversidades. Um dos maiores desafios foi durante a pandemia. O lockdown forçou o distanciamento das pessoas e ela se viu frente a grandes dificuldades. Afinal, a venda é decorrente de relacionamento e naquele momento houve um rompimento destes laços de negócios em virtude da Covid-19. Porém, os obstáculos foram superados. Vanderluce se apoiou na tecnologia, utilizando ferramentas como aplicativos de mensagens, redes sociais, uniu-se a outras empresárias a fim de ajudar umas às outras e conseguiu prospectar os clientes. “Esta experiência nos mostra o que de fato faz sentido na nossa vida”, ressalta. 

Sem dúvida, o empreendedorismo corre nas veias desta mulher. A empresária é a idealizadora do MULE - Mulheres Empreendedoras. Vanderluce explica que o MULE surgiu a partir de uma necessidade, também durante a pandemia, quando se viu isolada em um momento tão complexo e desafiador. O objetivo foi oferecer apoio mútuo às mulheres empreendedoras. Uma experiência enriquecedora e gratificante. “Eu fui atrás de outras empresárias que poderiam estar na mesma situação. Nosso principal intuito era fortalecer o negócio uma das outras. De que forma? Comprando uma das outras, engajamento nas redes sociais, indicando uma a outra, trocando informações e experiências”, lembra. 

A atuação da MULE cresceu tanto que abriu as portas para a retomada da BPW (Business Professional Women) em Uberaba.  A Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais é uma organização não governamental sem fins lucrativos, de alcance internacional, cuja missão é fomentar, coordenar e orientar o processo de crescimento das mulheres, estimulando sua inserção no cenário econômico, político e social, fortalecendo a comunidade local, tornando-a mais justa e humana com a participação de todos os segmentos. Recentemente, ela assumiu a presidência da BPW Uberaba. No cargo, 

Vanderluce almeja novos ideais e pretende realizar grandes propósitos, tendo em vista que é uma associação centenária que tem em seu portfólio relevantes projetos voltados para o empoderamento feminino. Seu maior objetivo é transformar a vida de outras mulheres. Enquanto líder, ela quer ser uma ponte, um braço estendido, um apoio e também uma mola propulsora. Afinal, a empresária gosta de fazer negócios, falar de negócios, conectar pessoas, empresas e, consequentemente, criar uma grande rede de relacionamento. Isso faz com que se identifique totalmente com a BPW Uberaba. Vanderluce sabe que vai desempenhar um trabalho de grande relevância e deixar seu legado enquanto presidente, com seu nome marcado na história da BPW Uberaba. “Encontrei uma associação cujos princípios e valores vão ao encontro dos meus propósitos, com tudo aquilo que eu acredito”, destaca.