Uberaba é referência nacional e internacional no quesito beleza

Jornalista Valeska Ramos

Fotos Paulo Lúcio


Jade Maria Vieira Finholdte e Laura Prata Rodrigues da Cunha  Resende

Os 200 anos de Uberaba foram agraciados com duas coroações importantes para a história do nosso município: a Miss e a Rainha de Uberaba. De acordo com uma das colaboradoras da comemoração, Lovani Glaci Fischer, que também já foi Miss e coordenou concursos de beleza durante anos, como a Rainha da Fenamilho, em Patos de Minas, a ideia de coroar a Rainha do Bicentenário de Uberaba veio após sua filha já ter sido condecorada como Rainha do Centenário da cidade de Patos. “A minha proposta foi muito bem aceita não só pelo prefeito da cidade de Uberaba Paulo Piau, como pelo presidente da Fundação Cultural Ronaldo Amâncio. A Rainha representará muito bem a nossa cidade para o resto da vida. Ela será a eterna Rainha do Bicentenário de Uberaba”, comemora Lovani que ficará encarregada pelos cursos de etiqueta e passarela das meninas.

A cidade de Uberaba é um dos municípios do estado de Minas Gerais com a beleza feminina destacada no cenário nacional e internacional. Tanto é verdade, que já levou misses para fora do País. É o caso da miss uberabense Thiessa Sickert Ferreira que conquistou também Miss Minas Gerais, ficou em segundo lugar no Miss Brasil e foi Miss Terra Brasil, ficando em quinto lugar no Miss Terra Mundial realizado nas Filipinas. Outra referência de beleza do nosso município é Victória Weitzel, que ocupou segundo lugar no Miss Minas Gerais em 2017. Todas são nascidas e criadas na cidade de Uberaba. A entrega das faixas à Miss Uberaba 2020 e Rainha do Bicentenário aconteceu em um coquetel realizado no dia 8 de fevereiro na Fundação Cultural de Uberaba e contou com a presença de personalidades e cidadãos uberabenses.


Rainha do Bicentenário

Ainda em comemoração ao Bicentenário de Uberaba foi coroada a Rainha. A não menos linda e futura médica Laura Prata Rodrigues da Cunha Resende, 19 anos, foi a eleita para assumir o cargo. A estudante de Medicina da Universidade de Uberaba confessa que o título foi uma surpresa, já que a mesma foi inscrita pela avó e maior incentivadora Maria Rosa Prata e mesmo sem ter intenção de seguir por esse universo da beleza, pois pretende dedicar-se exclusivamente à Medicina, Laura ficou satisfeita e honrada em poder representar e fazer parte desse fato histórico de sua cidade natal. Nascida e criada em Uberaba, ela conta que embora não seja muito regrada com a alimentação, pratica atividade física regularmente, iniciará agora a prática de artes marciais e ainda possui alguns cuidados com a pele. Como ritual, a rainha de Uberaba, utiliza cosméticos para o rosto de uso diário, indicados e prescritos por sua dermatologista. Laura deixa claro que sua avó e sua mãe Tassiana Prata Rodrigues da Cunha Resende estão sempre lado a lado nas suas escolhas e decisões, até mesmo na especialidade já decidida para exercer a medicina, que tudo tem a ver com esse mundo da beleza. Formada em Língua Inglesa, pretende em um futuro próximo se especializar em Dermatologia, e morar na cidade de São Paulo.


Laura Prata Rodrigues da Cunha Resende


Miss Uberaba 2020

O mercado da beleza e dos concursos relacionados tem modificado muito. Para ser miss, não bastam medidas impecáveis, genética e um rosto perfeito. O conhecimento, o estudo, a inteligência, a simpatia são alguns dos requisitos básicos para que a mulher seja selecionada. É o caso da Miss Uberaba 2020, Jade Maria Vieira Finholdt, uma menina/mulher linda, de 1.72 m e 55 kg. Dona de uma beleza exótica e traços marcantes, a estudante, fluente em inglês, sonha em ser médica, mas não esconde a felicidade pelo posto conquistado e já comemora a classificação para concorrer ao título de Miss Minas Gerais. “Já iniciamos a preparação para mais essa etapa”, conta Jade. Além do apoio incondicional da mãe, ainda dispõe de todo suporte dos organizadores do evento. Valdir Santana, o responsável pela seleção da Miss e do Mister Uberaba/Universo, deixa claro a responsabilidade e o peso da faixa de Jade, que a partir de agora representa a cidade de Uberaba, a nível nacional e quem sabe internacional. “Após o Carnaval, o trabalho mais árduo se iniciará, quando iremos para Divinópolis participar do concurso Miss Minas Gerais. Estou muito confiante na Jade, ela é uma menina focada nos estudos, possui inglês fluente, não possui tatuagens, que são desclassificatórias no concurso, além de ser uma garota belíssima”.


Cuidados com a beleza

Ao ser questionada sobre os cuidados com corpo, pele, cabelo, a Miss Uberaba enfatizou que a única coisa que faz é passar hidratante no corpo e rosto, e frequenta academia para manter o peso e corpo. A alimentação, que já era balanceada, agora sofrerá algumas mudanças, para manter a pele bonita e viçosa, já que seu objetivo alavanca para o concurso estadual. Jade é uma garota que leva uma vida normal, embora já tenha conquistado o título de Miss Uberaba, gosta de coisas simples “Amo ler livros de mitologia nórdica, passear com o meu avô, ouvir música, e passear com o meu namorado, que também tem contribuído e me apoiado na busca de meus sonhos”. A Miss tem como inspiração a modelo Cara Delevingne que foi o rosto da campanha Burberry Beauty junto com outras modelos britânicas. Jade finaliza a entrevista aconselhando as meninas que também pretendem seguir carreira como miss para se instruírem, estudarem. “Para ser miss, além de ser bonita, precisa ter instrução, saber inglês, e conhecer da cultura não só do município de Uberaba, mas também do mundo em geral”.


Jade Maria Vieira Finholdt