Arquitetura e Ideias – Banheiros usam pedras e iluminação para terapia


Ale Roso


Dia puxado, pés cansados, corpo tenso, cabeça quente. Tudo que precisa é de um banho. Não é de qualquer banho, mas um banho relaxante e revigorante. Aquela hora mágica de se desligar do mundo, pensar somente em si ou até em nada! Usar o banheiro como espaço terapêutico é o grande truque para suavizar – ou até curar – dores físicas e emocionais. 

A arquitetura é uma aliada para tornar esse momento ainda mais prazeroso, seja sozinho, seja a dois, seja em família. Transformar o ambiente num mini spa particular é uma tendência que ganha forças graças a necessidade de um estilo de vida mais agradável, tranquilo e natural. 

Por falar nisso, a natureza é a protagonista nos banheiros terapêuticos. Iluminação e revestimentos naturais são os grandes recursos. A madeira, por exemplo, é potente para guiar o espírito ao relaxamento e bem-estar. Depois de impermeabilizada e tratada, ela pode ser aplicada com segurança em áreas molhadas, piso, teto, paredes, decks, prateleiras, armários e nichos. O material pode fazer uma boa combinação com pedras naturais. Geralmente, elas são resistentes à umidade e disponibilizadas com antiderrapantes. Há uma gama de opções: seixos, São Tomé, Miracema, além de mármore e granitos, reconhecidos pela elegância e sofisticação. 

A iluminação natural concede sentimentos de conforto e prazer, além de criar uma atmosfera suave e convidativa voltada para o autocuidado. Ela pode ser introduzida através de janelas, claraboias, portas de vidro. O que faz a diferença é a abertura para jardins, paisagens e céu. É sentir e ouvir a natureza, sem estar imerso nela diretamente. Apreciar e aproveitar a vida! A introspecção é um antídoto para o estresse. Cores, plantas, aromas e músicas ambiente arrematam para a composição perfeita e, é claro, fechada com chave de ouro com uma boa banheira. 


Banheira, madeira, pedras, plantas e iluminação natural fazem a composição perfeita para o relaxamento


Pedras seixos constituem a parede da área de banho


Pedra São Tomé traz leveza, frescor e beleza para o ambiente


A pedra Miracema enriquece o espaço


Aconchego e luxo em forma de banheiro


Muito verde próximo ao chuveiro


Casa Shopping vem aí!

Na semana que vem, dia 10, será inaugurada no Praça Uberaba Shopping a maior mostra de decoração do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. É a Casa Shopping 2021! Criada pelas competentes arquiteta e urbanista Thais Cury e designer de interiores Simone Cartafina, a Casa Shopping reúne os melhores trabalhos de profissionais de arquitetura, design de interiores, paisagismo e engenharia num só lugar. Estarei presente e, juntamente com minhas amigas também arquitetas Cristiana Prata e Vanessa Kimye, apresentarei o ambiente lavanderia


Vanessa Kimye, Cristiana Prata e eu nos dedicamos para criar uma lavanderia funcional e elegante. Foto: Alex Pacheco


Thais Curi e Simone Cartafina, as idealizadoras da Casa Shopping. Foto: divulgação


(Parceira publicitária: Ale Roso Arquitetura)


Ale Roso

Arquiteta e urbanista - CAU/MG: A93403/8, vice-presidente do IEATM, coordenadora do Loft IEATM Expocigra e uma das idealizadoras do Projeto Atma – Grupo Doze Guerreiras. 

Siga a Ale Roso no Instagram e no Facebook.   


Siga a Revista Mulheres no 
Instagram e no Facebook