Arquitetura e Ideias - Lavanderia para lavar roupa e alma


Ale Roso


De alma lavada! É assim que os visitantes saem da Lavanderia na Casa Shopping. Criado por mim e pelas também arquitetas e urbanistas Cristiana Prata e Vanessa Kimye, o espaço surgiu para revolucionar o conceito de área de serviço. Antes destinada apenas para lavar, secar, passar roupas e guardar utensílios domésticos e produtos de limpeza, agora o projeto na CS prova que, além de tudo isso, o ambiente pode ter charme, decoração e identidade. 

De acordo com Cristiana, o local foi pensado para ser utilizado por um casal jovem, que trabalha fora o dia inteiro e, quando chega em casa, quer funcionalidade e beleza. “Por que a lavanderia não pode surpreender, enfeitiçar e despertar emoções como os outros cômodos?”, indaga. Não só pode como deve! Por isso, ao pensarmos nesta proposta, escolhemos essência, modernidade e luxo. A lavanderia pode ser suntuosa, através da aplicação de revestimentos selecionados, com variedade de formas, texturas e cores. “No chão, colocamos granito preto escovado. Ao mesmo tempo que ele tem uma estética mais bruta, é super resistente, requintado e atual”, explica Vanessa. Em algumas paredes e parte do chão, o mármore aurora pérola se destaca pelo efeito bricks (tijolos) e pela singularidade. Nenhuma peça é igual à outra. A diferença é perceptível e seduz os visitantes. 

Para acabar de vez com a ideia de que a lavanderia é um ambiente bagunçado, inserimos um armário planejado com gavetas e portas. Ele é destinado para guardar o que normalmente queremos esconder: vassoura, rodo, pá, balde, aspirador de pó e o arsenal de limpeza. Ele foi confeccionado em mdf carbono, com uma textura que imita o linho, e fecho de toque, sem puxadores. Para complementar, nichos de madeira e ripado na bancada e na parede. “Colocamos o ripado, que é uma tendência que veio pra ficar, na parede e deixamos um espaço para guardar prendedores de roupas”, destaca Cristiana. Assim, nem tudo fica escondido. Podemos fazer uma releitura contemporânea ao usarmos os objetos a nosso favor, com funções e apresentações diferenciadas. É o que foi feito com o sabão em pó, que saiu da caixa sem graça de papelão para ganhar bossa e luz em belíssimos potes de vidros. 

Em muitos projetos, a lavanderia é uma extensão da cozinha. Termina o fogão e começa a máquina. Pensando em situações assim, colocamos uma pia de chão, para facilitar a higienização das mãos antes das refeições. Há o tanque e a lavadora com abertura frontal, para ganhar espaço de bancada, essa feita em mármore. Mais esplendor e formosura para um local que geralmente é simples e feio. A parte da decoração foi enriquecida com o espelho, as plantas (fórmio variegata, orquídea e estrela), a iluminação de trilho e pendentes, louças, cocares, cesto, toalhas e lingerie. Camisola, calcinha e sutiã representam a realidade de uma lavanderia. 

Com esse espaço, queremos proporcionar inspiração e beleza para o seu viver. Tire um tempo para olhar em volta, contemplar suas conquistas e comemorar a vida!


Vanessa, Cristiana e eu somos responsáveis pela Lavanderia na Casa Shopping


De maneira prática, projeto mostra como a lavanderia pode ser funcional, moderna e luxuosa. Foto: Marise Romano


Espaço foi pensando com muito carinho e atenção para receber o público. Foto: Marise Romano

O ex-vereador Luiz Dutra com a filha, a engenheira civil e arquiteta e urbanista Rosane Guissoni (que também está na mostra com o espaço Banheiro Acessível)


Nós três com a jornalista da Revista Mulheres Isabel Minaré

 

Foi um prazer receber a empresária do ramo de panificação Cynthia Horiuchi com as lindíssimas filhas

Admirável decorador de interiores Luciano Martins (também presente na mostra com o ambiente Living) fez questão de nos prestigiar


Fiquei emocionada em receber minha amada professora Célia Tomain num momento tão especial


Iluminação impecável pelas mãos do magnífico Paulo Amaral


Arquitetas também com espaço na Casa Shopping Fernanda Costa (Home Office) e Nayara Bruna (Quarto de Casal)

Empresária Silvia Resende e a vendedora Elisabete Gomes, da Contemporane Decorações

De alma lavada e sorriso aberto! Foi assim que o Paulo Bartonelli Júnior saiu do nosso ambiente. Ele fez questão de registrar uma foto na nossa parede instagramável. Faça a sua também e nos marque no Instagram: @alerosoarquiteta, @vanessakimye e @arquidecoruberaba (Cristiana)


Quarteto de sucesso: Fernanda, empresária Esmê Nasser, designer de interiores Camila Botelho (Instagramável) e arquiteta Cláudia Ribeiro (Quarto de Acessibilidade)
 

Arquiteta Raysa Bisinoto (que também está na CS com o ambiente Sala de TV)

Casal Cida e Vander Bisinoto

 

Meu amor e grande apoiador Altamir Roso

Salva de palmas para a arquiteta e urbanista Thais Curi e a designer de interiores Simone Cartafina, pela coragem e determinação de fazer um trabalho tão conceituado e importante para o setor como a Casa Shopping! Que venham mais dezenas de edições!!!


Serviço – Casa Shopping 2021: 

Local: Praça Shopping Uberaba 

Período: de 10 de setembro a 10 de outubro 

Visitação: de terça a domingo, a partir das 14h 

Entrada: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

(Parceira publicitária: Ale Roso Arquitetura)


Ale Roso

Arquiteta e urbanista - CAU/MG: A93403/8, vice-presidente do IEATM, coordenadora do Loft IEATM Expocigra e uma das idealizadoras do Projeto Atma – Grupo Doze Guerreiras. 

Siga a Ale Roso no Instagram e no Facebook.   


Siga a Revista Mulheres no 
Instagram e no Facebook