Arte e Cultura em Movimento - Arte na Câmara Municipal


Evacira Coraspe


Arte na Câmara Municipal  

Pra você que gosta de arte visite o primeiro pavimento do prédio da Câmara Municipal de Uberaba, no centro da cidade, e verá muitas esculturas. Entre elas logo à esquerda está uma da artista uberabense Maria Helena Ciriani. A peça foi moldada num bloco sical revestido de cimento. Possui forma geométrica abstrata, com dois semicírculos intercalados. Conforme dados da autora, a escultura possui características estilísticas do movimento do concreto, da década de 1980. 


Foto da peça: Evacira Coraspe


Na cultura 

A prefeita Elisa Araújo e o vice Moacyr Lopes reestruturam a administração municipal, buscando, como ela diz, “valorizar técnicos e funcionários de carreira”. A Fundação Cultura de Uberaba (FCU) está com o músico e empresário Cássio Facury na presidência e foram nomeados os principais cargos para o devido suporte em favor da cultura local.  A arquiteta Maria Thereza Oliveira Santos foi nomeada chefe do Departamento de Fomento à Cultura e Patrimônio Histórico; o artista plástico Paulo Miranda, que respondia pelo Museu de Arte Decorativa (MADA), está chefe do Departamento de Ações Culturais e Assuntos Afros; Alexandre Oliveira Ferreira foi nomeado e permanece como chefe do Departamento de Equipamentos Culturais e o  museólogo Carlos Vitor continua na chefia do departamento de Museus. 

A equipe está percorrendo os principais sítios culturais da cidade, fazendo diagnóstico e apresentando soluções. Na foto eles estão no MADA. 

Facury, bem-disposto, afirma que pretende “oxigenar” a Fundação com gestão democrática e ideias produtivas para o setor cultural da cidade. 


Paulo Miranda, Maria Thereza, Carlos Vitor e Alexandre Ferreira


Arte na Chita - Bordado Terapêutico. Rifa colcha solidária. Contatos com Evacira Coraspe (34-99991-2674) 


Cultura online faz sucesso 

Após breve recesso o “Prosa Encantada” retorna dia 3 de fevereiro, de acordo com Marco Túlio de Oliveira Reis, diretor, produtor e idealizador do canal de comunicação pelo Facebook.  O Programa nasceu há seis meses, durante a pandemia, com o objetivo de apresentar produtores cultuais, especialmente da área musical de vários estados brasileiros, que estavam ausentes de shows, reclusos, porém produzindo muito.  “Os artistas convidados do Canal não são popularizados pela mídia de massa. Eles sustentam propostas autorais, sem subserviência com o aspecto meramente comercial”, diz Túlio Reis, que é advogado, escritor e sempre navegou na esfera cultural e sabe o quanto é difícil articular cultura.    

A transmissão é ao vivo, tem uma hora de duração, toda quarta-feira, às 19h30, com audiência média de mil visualizações em cada edição. Além, claro, da apresentação musical, os artistas são entrevistados sobre a carreira, o cenário artístico e um pouco das conexões pessoais que a arte permite. Tavinho Limma, Katya Teixeira, Papalo Monteiro, Efrahm Maia, Fernando Calixto, Jack Will, Dani Lasalva, Marcelo Taynara, Fernanda de Paula foram alguns nomes que se apresentaram no Prosa Encantada. Esperamos o retorno e as novidades das próximas edições. Sucesso! 


Produtor Túlio Reis (arquivo)


Evacira Coraspe

Assessora de Comunicação e jornalista da Câmara Municipal de Uberaba. Coordenadora e apresentadora do programa Movimento da TV Câmara. Idealizadora e coordenadora do projeto “Arte na Chita – Bordados Terapêuticos”. 


* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Revista Mulheres. O conteúdo é de total responsabilidade da autora. 


Siga a Revista Mulheres no 
Instagram e no Facebook.