Arte e Cultura em Movimento – Dia da Mulher


Evacira Coraspe


Sagrado Feminino 

Como hoje comemora-se o Dia Internacional da Mulher, dedico minha coluna a nós: mulheres. Claro, sem celebrações, em virtude da pandemia pelo coronavírus, as reflexões tomam outro caminho, não menos abundante. É fato que a mulher ocupa posicionamento fundamental em todos os setores, especialmente no eixo essencial: a humanização nas relações, discussões, atitudes, coragem, força e mudanças necessárias. A mulher é como a fênix (também feminino), com resiliência renasce das cinzas, se apropria de seu território interno e externo e segue ... Bênçãos para todas as mulheres anciãs, maduras, jovens, crianças e as que virão habitar um cenário mais fraterno e devem se orgulhar do que pavimentamos até então. 


Programa Movimento 

Hoje, 8 de março, meu Programa Movimento, de entrevistas na TV Câmara completa 8 anos sem interrupção. Poucos meses após a instalação da TV Câmara e não por consciência escolhi o Dia da Mulher para minha estreia nesse ramo do jornalismo. Durante esse período foi possível registrar muitas narrativas masculinas e femininas, inclusive, como me disse, boa parte delas são catalogadas pelo empresário e agente cultural Gilberto Rezende. O Programa Movimento desde seu nascimento é editado pelo amigo Fred Matias, a quem agradeço a parceria. 


Fred e eu durante edição do programa Movimento. Foto: Francis Prado


Bancada Feminina 

Historicamente, desde que foi instalado em 1937, nunca o Poder Legislativo de Uberaba esteve tão feminino numa mesma Legislatura. Quatro mulheres ocupam cadeiras na Câmara Municipal. A vereadora Denise Max (Patriota) foi reeleita. No primeiro mandato temos a Rochelle Gutierrez (PP), Lu Fachinelli (PSL), 1ª. Secretária da Mesa Diretora e Alessandra do Abrigo dos Anjos (Podemos). Essas vozes femininas no Parlamento são de grande responsabilidade, pois sugerem encontrar melhores aparatos no equilíbrio social. Parabéns, vereadoras! 


Vereadoras de Uberaba. Foto: Rodrigo Garcia  


Sim ... Prefeita 

O nome dela? Elisa Araújo. Surgiu mineiramente na política, embora tendo nascido em Brasília. O primeiro impacto que se viu foi a quebra da tradição masculina no Poder Legislativo desde 1837, quando o presidente da Câmara era Agente Executivo, respondendo, portanto, pelos dois Poderes. Aí está Elisa, com expressão equilibrada enfrentando a maior crise do município: pandemia. Perda de vidas. Pedimos sabedoria, fé e coragem a ela e a todas as mulheres que nos representam em cargos que impactam a coletividade. Parabéns! 


foto: Divulgação


Participe do Empreenda Mulher 

As mulheres demarcam espaço no mercado de trabalho, na cultura, na política, principalmente devido ao seu empreendedorismo nato e capacidade de desempenhar múltiplas funções com eficiência. O Shopping Uberaba reconhece estas qualidades e no Mês da Mulher, promove o concurso Empreenda Mulher para valorizar a mulher e a sua competência como empreendedora. Uma comissão convidada escolherá oito entre as inscritas. As fotos e as histórias delas serão expostas no mall e os clientes e visitantes elegerão três finalistas, que serão homenageadas pelo Shopping.


Evacira Coraspe

Jornalista. Administradora. Professora de bordado terapêutico. Assessora de Comunicação na Câmara Municipal e Apresentadora do Programa Movimento na TV Câmara. Autora do livro Flor de Chita.


Siga a Revista Mulheres no Instagram e no Facebook.