Arte e Cultura em Movimento - Fotógrafo uberabense expõe no Nordeste


Evacira Coraspe


Fotógrafo uberabense expõe no Nordeste 

No final de 2020, o fotógrafo Rodrigo Garcia participou de uma convocatória organizada por uma empresa fotográfica na cidade de Natal/RN e foi um dos 20 selecionados para a “Mostra Refúgios, Feira de Fotografia” com a foto “Cavalos Marinhos”.

“Estava passando alguns dias com minha família na Ilha de Maré em Salvador/BA e já no primeiro dia fui surpreendido por alguns meninos e seus cavalos entrando e saindo do mar. Acho que a fotografia “Cavalos Marinhos”, que acredito ser a mais emblemática, nasceu ali pelo terceiro dia acompanhando o vai e vem dos cavalos ao mar e a série fotográfica que nasceu desse encontro acabou ganhando o mesmo nome”, diz o fotógrafo uberabense. 

Ele narra que a família passava a maior parte do tempo na praia, e assim acabou vendo os cavalos nesse ambiente, quase sempre dentro d’água. Garcia recorda que “a alusão ao cavalo marinho veio no mesmo instante” e “conversando com alguns moradores descobri que essa ilha possui três comunidades e os cavalos são os principais meios de transporte entre elas”. Os animais também auxiliam os pescadores no carregamento das tralhas e dos peixes, além de ser um divertimento nos dias de cavalgadas que percorrem a ilha passando pelas comunidades e pelas lindas praias. 

A feira permanecerá no ar durante todo o ano de 2021 e pode ser conferida no site da Margem Hub de Fotografia. No site há ainda a opção de fazer o download do catálogo da mostra.


Foto premiada de Rodrigo


Sobre o fotógrafo e sua arte 

Desde 2016 Rodrigo Garcia se dedicada a projetos de fotografia documental, contando histórias do cotidiano e de comunidades rurais no interior de Minas Gerais. Em 2018 recebeu a medalha de ouro no Salão de Arte Fotográfica de Ribeirão Preto na categoria “Cor” com a foto “Carro de boi” e em 2019 foi um dos selecionados na convocatória “Portfólio em Resumo” com a série “Palheiros”, onde conta por meio de uma narrativa visual a história de trabalhadores que cortam a palha do milho para fabricação de cigarros. Imagens de sua autoria foram publicadas em várias mídias como a Revista Fotografe Melhor, Minas Ninja e a Revista Destaque In. Também participou de oito exposições, entre coletivas e individuais. No final de 2020 Rodrigo foi contemplado no edital Cultura On, Lei Aldir Blanc, através da Fundação Cultural Professor Antônio Carlos Marques, com o projeto “Fotografia Documental para iniciantes”, no qual produziu uma vídeo-aula sobre fotografia documental. Nela expôs sobre como podemos contar histórias por meio da fotografia, quando relata algumas experiências e mostra vários trabalhos. Pra ele é importante lembrar que a aula é aberta a todos os amantes da fotografia, pois “a ideia principal não é ensinar a técnica fotográfica, mas inspirar as pessoas a contar suas próprias histórias”. O vídeo completo pode ser visto no Instagram dele


Rodrigo Garcia


Evacira Coraspe

Jornalista. Administradora. Professora de bordado terapêutico. Assessora de Comunicação na Câmara Municipal e Apresentadora do Programa Movimento na TV Câmara. Autora do livro Flor de Chita.


Siga a Revista Mulheres no Instagram e no Facebook.