As festas estão de volta


Jornalista Isabel Minaré


Salão Cria Festas pronto para mais um evento


De mansinho, as festas voltam a fazer parte da nossa vida. Neste tempo, o verbo aglomerar – sinônimo de reunir - recebeu sentido negativo. E não teria como não o ter, devido ao risco iminente de contaminação pelo novo coronavírus. O que não mudou, todavia, foi a necessidade do ser humano de se divertir, relaxar, extravasar e brindar datas e momentos importantes. Pelo contrário, foi exacerbada com o isolamento. 

O jeito foi buscar soluções. O segmento de eventos provou ter criatividade como um sobrenome de respeito. Essa astuciosa capacidade de inventar, sair da imaginação e existir na realidade, é aprimorada a cada segundo no nosso cotidiano. E não é só criar: é também aperfeiçoar e personalizar. O novo e o adaptado contribuem para proporcionar instantes excepcionais e inesquecíveis. 


Salão Cria Festas pronto para mais um evento


Há três anos no ramo, a decoradora Fernanda Teixeira viu a forma de prestar serviço transformar. Ela tem o Cria Festas, um salão com estrutura ampla e atual para confraternizações diversas. Diferentemente de outras épocas, no começo da pandemia ele ficou lotado apenas de brinquedos, mesas e cadeiras. Engana-se quem pensa que a empresária abaixou a cabeça, cruzou os braços, esticou as pernas sobre o sofá e simplesmente parou de trabalhar. Não! Nada disso! Arregaçou as mangas, deixou o suor tomar conta do rosto e pingar pelas costas de tanto ... fazer festas. Além do mais, dedicou-se a aprender a fundo sobre sua profissão. Fez cursos à distância e se aprimorou em técnicas com balões e atendimento de excelência.  Reinventou-se. 


Fernanda Teixeira é a proprietária da Cria Festas

Antes da proliferação da covid-19, ela fazia em média 15 festas por mês. Durante, o número cresceu. O modelo modificou. Primeiro, veio a mudança de endereço. As comemorações deixaram de ser em salão fechado para acontecer em casa e/ ou locais ao ar livre. Não importa o ambiente, lá estava a Fernanda com todo o seu arsenal de decoração e buffet, pronta para montar um cenário perfeito para cada ocasião, com um plano de fundo primoroso, um arco de balões caprichado, uma mobília moderna e uma infinidade de comidas deliciosas. Segundo, a quantidade de convidados diminuiu. Por restrições com foco no combate ao vírus, não é possível agrupamentos com megaproduções. Como alternativa, entram as comemorações intimistas e afetivas, destacadas por acolhimento, privacidade e, é claro, pouquíssimas pessoas. Assim, é possível dar mais atenção a quem está presente, aproveitar melhor cada detalhe e até preparar o alimento a ser servido, se for o caso. 

Na verdade, as reuniões nunca deixaram de existir. A jovem Marcella Pinheiro Frossard confirma o fato. Filha dos advogados Adriana e Marcello, ela sempre valorizou aniversários. E não poderia passar em branco a chegada dos tão sonhados 18 anos. Foi exatamente o oposto: bastante cor, brilho e vivacidade! A família preparou cada particularidade com muito apreço. Ela enviou uma nécessaire com álcool gel, máscara, pergaminho e drink personalizado, o Ice Blue exclusivo feito de champanhe, para a residência de cada um dos 150 convidados. Cinco de agosto de 2020 ocorreu a balada online, com a incrível marca de mais de 12 horas de duração. Entusiasmo e interatividade foram as palavras de ordem. Com atrações surpresas como o ilusionista Eduardo Braz, a Garota das Bolhas e o grupo SuitX MusiC, o encontro garantiu uma “troca de energia forte e gostosa”, como declara Adriana. Marcella recebeu inúmeras homenagens dentro e fora das redes sociais. Sentiu amor, carinho. Sorriu. Dançou. Não esteve sozinha. Um fato para ficar na história! 


Adriana, Marcello e Marcella no dia da festa online. Foto - arquivo pessoal


Convidado usou máscara personalizada para festejar os 18 anos de Marcella. Foto - arquivo pessoal


Bebida personalizada foi enviada a cada convidado da festa online. Foto - arquivo pessoal Adriana Frossard


Família comemorou em casa


Salões com portas abertas 

Após meses parados, o antigo prefeito de Uberaba, Paulo Piau, liberou em 2020 o funcionamento de buffets e casas de festas. Fernanda retornou com as atividades na Cria Festas, de olho nos protocolos de segurança, como mesas com álcool em gel, com no máximo seis pessoas da mesma família e distantes uma das outras; álcool na entrada do salão e funcionários sempre de máscara, luva e atentos à higiene pessoal. Mesmo assim, continua com o celular pipocando de solicitações de festas nas residências. “Agora mais do que nunca as pessoas querem celebrar a vida”, alega. 

Além de aniversários, casamentos também foram celebrados na pandemia. É o caso de Priscila Hellen Araújo e Luiz Felipe Leite. Para o ano passado, uma festa com 200 pessoas estava programada. Não deu. Tiveram que escolher entre “SIM” e adiar. Priscila e Luiz pensaram e reorganizaram para 40 convidados uma cerimônia religiosa em uma chácara. “Cadeiras com distanciamento, todos de máscaras e brinde somente com os noivos. No final, quem esteve presente ganhou uma sacola com bolo de pote e caixa com bombons. Ninguém comeu durante o evento”, explica Míriam Gomes, da Míriam Gomes Assessoria e Eventos. Em dezembro, mais uma união. Os recém-casados Edy e Giselle Borges ofereceram um almoço para poucas pessoas após assinarem os papéis no cartório. Míriam cuidou de todo o buffet e entregou a refeição, bem no estilo mineiro, pronta, cheirosa e quentinha no local. O capricho era mesmo visível na apresentação dos pratos. Normalmente, ela prefere cozinhar no lugar. Entretanto, pela situação pública atual, escolheu oferecer a comida já finalizada.  Achou recurso e desenvolveu o serviço com plenitude. Aprovadíssima pelos clientes.


Míriam realizou cerimonial com todo o cuidado. Foto - Neto Oliveira


As comemorações ressaltam etapas ou fases da vida. Surgem novos desafios, outras responsabilidades, expectativas e aprendizagens. E de uma forma ou de outra, tudo isso este período vem nos trazendo. Valorizar momentos é fundamental, pois eles passam.


Edy e Giselle se casaram no civil

 

Siga a Revista Mulheres no Instagram e no Facebook.