Café com o Fotógrafo - Novidades Fotográficas


Arthur Matos



O ano de 2021 começa com surpresas boas! Agora, tenho a chance de falar sobre o meu trabalho, minha paixão e principal assunto da minha vida: a Fotografia. E já que a gente está no começo, vou pelo início, com a apresentação deste que vos fala. 

Sou Arthur Matos, fotógrafo. Descobri a Fotografia em meio à formação como publicitário (apesar da fotografia há décadas na família). Nunca parei de correr atrás dessa arte. Foi um deslumbre que não cessa até hoje e que encontrou um novo caminho para se expandir, com este novo espaço para conversar e mostrar meu olhar de mundo moldado em enquadramentos. 

E já que falo de paixões, resolvi juntar duas delas, convidando vocês para um Café com o Fotógrafo. Pegue a sua xícara, copo, caneca (que, diga-se de passagem, estou segurando a minha agora) e sente aqui para a gente falar desta coisa gostosa que é a arte de congelar o tempo. 



Apesar de ter uma técnica, com mecânica, cromas, perfis de cores, tons, altas luzes, sombras, a Fotografia não precisa ser complicada e nem exclusiva. Tá aí o smartphone que está usando pra ler este texto ou que está perto de você e não me deixa mentir! Acessível a uma grande quantidade de pessoas, com câmeras que evoluem numa velocidade absurda, deixa cada vez mais simples a tentativa de fazer uma foto que pode mexer com outra pessoa que veja. Isso é muito bom! Já me perguntaram se não tinha medo de que essa acessibilidade para fazer fotos com qualidade gráfica boa diminuísse o valor do meu trabalho ou a necessidade dele. Respondo com tranquilidade: a fotografia deve ser acessível, mas o TRABALHO de um fotógrafo não se mede com a qualidade gráfica, e sim com a sua capacidade de ver além do óbvio, estudando, aprimorando-se como profissional e como pessoa. 



A Fotografia é uma forma de expressão, então a evolução do ser reflete na sua forma de se apresentar no mundo. E partindo desse fato, venho mostrar a vocês o meu empenho de anos de Fotografia, para que vejam um pouco da minha pessoa pela minha expressão e empenho nessa arte que com certeza toca você, já que teve a vontade de ler até aqui a minha apresentação. 

Aguardo vocês para o próximo assunto fotográfico para um papo sincero e regado a um legítimo café mineiro!



Arthur Matos

Fotógrafo, publicitário, professor de Fotografia e criador do Projeto Nuances. Siga Arthur no Instagram. Acesse o site dele ou envie um e-mail para arthurmatosc@gmail.com .


* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Revista Mulheres. O conteúdo é de total responsabilidade da autora. 


Siga a Revista Mulheres no Instagram e no Facebook.