Por Silvia Resende


Muitos clientes nos procuram com esse questionamento. Muitas vezes a queixa principal é que devem entregar o imóvel da mesma forma que estava ao ser alugado, por isso paredes e pisos não podem ser estragados. Existem muitas estratégias para decorar o ambiente sem que isso aconteça.

Aquele piso já gasto, manchado ou sem brilho, pode se transformar em um belíssimo piso amadeirado, que traz aconchego e leveza ao local. Para não estragar o piso já existente podemos lançar mão dos pisos laminados ou os vinílicos clicados, que são montados em cima do piso, como se fosse um quebra cabeça, e o melhor, na futura mudança podem ser levados e reaproveitados em outro imóvel. Isso acontece muito em ambientes corporativos e funcionam perfeitamente!

As cortinas de tecido são mais fáceis de serem reaproveitadas, pois é possível descer ou subir as barras ou ainda utilizar uma barra postiça. Para alterações na largura, recomendamos o modelo wave, que é mais fácil de aumentar ou diminuir, “esticando” um pouco as ondas ou deixando ela com mais volume no caso de ambientes menores, basta trocar o varão se não tiver muita diferença na largura.

Alguns modelos de cortinas e persianas automatizadas, funcionam com bateria, não sendo necessário quebrar paredes para mexer na fiação, ferramenta muito prática e fácil de utilizar.

Os papéis de parede também são grandes aliados nas transformações de ambientes, pois podem ser facilmente removidos. Como na entrega o imóvel deve ser totalmente repintado, é um custo que não tem como fugir, usando ou não os papéis de parede. Além disso, na maioria dos casos, fica mais barato do que trocar as cores das paredes e é muito mais fácil de executar, sem sujeiras e sem transtornos.

Os tapetes também transformam e podem ser usados em qualquer ambiente, desde que seja bem indicado para cada local. Os de pêlos mais baixos, sisal sintético, juta, emborrachados, são mais fáceis de cuidar e de adaptar em qualquer cômodo.

Muitos revestimentos autocolantes, de metal ou PVC também podem ser usados para fazer algum detalhe em paredes da cozinha, lavabo, salas, etc.

Além disso, temos os móveis, cada vez mais adaptáveis, como poltronas que viram mesinhas de centro, mesas com regulagem na largura, sofás em módulos, entre outras ferramentas que possibilitam a sua utilização em ambientes de vários tamanhos e formatos.

Com isso, podemos lançar mão de várias estratégias para deixar a casa aconchegante, sem gastar muito e ainda podendo levar a decoração embora com você!


Piso Sócrates


Piso Sócrates


Foto: Marina Scalon


Foto: Marina Scalon


Foto: Marina Scalon


Foto: Marina Scalon