Por Silvia Resende


Como todo apaixonado por decoração, fui visitar mais uma Casa Cor, desta vez em Goiânia.
Muitos clientes nos procuram perguntando sobre o que mais está sendo usado no momento. A Casa Cor é um dos eventos nacionais que ditam as tendências, vou descrever um pouquinho das maravilhas que vi!
Muitos tons de verde nas paredes, adornos, revestimentos, além de muitas plantas naturais em todos os ambientes.
O que mais me encantou foram os tapetes imensos, com formas orgânicas, com diferentes texturas na mesma peça, com cores e estampas chamativas. Em outros ambientes, onde foram usadas cores vibrantes tanto nas paredes quanto nos móveis, os tapetes mais sóbrios, compuseram com maestria a decoração. Com texturas rústicas, em tear manual e ainda com sobreposições de tapetes, eles deram um toque todo especial aos ambientes.
Em alguns cômodos, cortinas leves, em linho ou telinhas com tramas mais abertas, em outros cortinas em veludo, elegantíssimas e com caimento perfeito!
Os revestimentos usados foram os mais rústicos, como tijolinhos alongados assentados na vertical, outros cimentícios que imitam ripas, alguns revestimentos em 3D, mas sem muito volume, com linhas mais retas, e muitas pedras rústicas, tanto nas paredes como nos pisos.
Os sofás também com formas orgânicas, assimétricos, ditaram tendência! Os tecidos, muitas texturas de linhos, mais ou menos trabalhados, mas sempre linhos ou couro.
Nos papéis de parede, foram usadas várias texturas, sempre discretas, e também alguns painéis com desenhos de folhagens, em alguns ambientes mais discretos, em outros bem tropicais.
As luminárias também são destaque. Uma que me chamou bastante a atenção, foram vários pontos de luz, como se fossem gotas, bem finas e alongadas, na verdade, várias “gotas” juntas, um show!
O conceito Casa Inteligente também é uma tendência que veio para ficar. Muitos ambientes com automação, luzes, cortinas automatizadas, chuveiro, eletrodomésticos e até mesmo o suporte da televisão que vira conforme o comando, fantástico! Até pouco tempo a automação era privilégio de poucos, hoje em dia é muito acessível.
Foi possível perceber que os elementos naturais, como pedras, plantas, enfeites de palhas e jutas, podem ser mesclados com itens modernos como tapetes, cortinas, quadros e adornos com muita criatividade e requinte. Vale a pena conferir!