Dez motivos para adotar um vira-lata


Marcos Moreno


No Brasil existem 20 milhões de cachorros abandonados. Infelizmente a grande maioria das pessoas ainda prefere comprar um cachorro de raça, enquanto há milhares de cães em abrigos esperando um lar. Tudo que eles querem é o seu amor.
A maioria dos cães de abrigos são cães sem raça definida, ou seja, o famoso vira-lata.
Se você está pensando em ter um cachorro, que tal considerar adotar um vira-latinha? E se ainda não tem certeza se quer mesmo um cachorro, veja aqui algumas razões para adotar um vira-lata:



1. Uma caixinha de surpresas 

Quando você tem um cachorro de raça pura, já consegue saber muita coisa sobre o seu temperamento e características. Mas quando você adota um vira-lata, é como se tivesse um filho. Você ainda não sabe nada sobre ele, vai o conhecendo aos poucos e isso torna a ligação de vocês ainda mais especial.


2. Você está salvando uma vida 

Os cães que vivem em abrigos ficam em canis de 4 m². Não brincam, não recebem carinho e nem companhia constante de humanos. Não têm uma família pra chamar de sua. Muitas vezes são eutanasiados quando estão mais velhos, pra liberar espaço pra outros mais jovens. Tenha certeza de que, se você resgatar um animal, ele nunca irá esquecer. 


3. Custo inicial baixo 

Você não vai ter o custo de comprar um cão de raça pura, que é bem alto. Além disso, os vira-latas pra adoção já estão castrados e você economiza de R$ 400 a R$ 900 se fosse castrar um cão comprado.


4. São mais resistentes 

Algumas raças puras têm predisposição a desenvolver certas doenças. Os cachorros vira-latas passam por seleção natural há anos, pois precisam ser fortes e resistentes pra sobreviver nas ruas sem a ajuda do homem. Os mais fracos não resistem e morrem. Sobrevivem os mais fortes.



5. Você pode pular a fase de filhote 

Ter um filhote em casa pode ser uma grande dor de cabeça. Muitas pessoas não têm tempo de treinar e educar um filhotinho, que demanda muita atenção pelo menos nos 6 primeiros meses. Quando você adota um vira-lata, pode escolher a idade dele. E são os adultos que mais precisam, pois infelizmente são mais difíceis de serem adotados.

(Chopp Time Fest)


6. Pode ser que ele já esteja treinado 

Muitos cachorros que estão pra adoção foram abandonados pelos seus antigos donos. Por isso, é muito comum que eles já estejam treinados, saibam onde fazer xixi e de algumas regras básicas, como não mastigar sapatos.


7. Eles podem realizar tarefas 

Muitos vira-latas são usados como cão-guia ou cão de terapia. Isso vai depender do temperamento do indivíduo e não da sua raça.


8. Você vai melhorar a vida de um animal 

Imagina pegar um cachorro em um abrigo e dar pra ele ração da melhor qualidade, uma cama quentinha, água fresca toda hora e passeios diários? É uma satisfação enorme!



9. São flexíveis 

Os vira-latas se adaptam a qualquer situação. Frio, calor, mudanças no ambiente, casa nova. Eles, infelizmente, foram acostumados e aprenderam a se adaptar, pois suas vidas mudaram muito.


10. São exclusivos 

Não vai ter nenhum cachorro igual ao seu no mundo. :-)


(Parceiro publicitário: Moreno Pet Blog)


Marcos Moreno

Comunicador, colunista, criador da Coluna Amigo Animal e do Moreno Pet Blog. Siga o Marcos no InstagramFacebook e/ ou lhe envie um e-mail (kiktiomoreno@terra.com.br).


Siga a Revista Mulheres no Instagram e no Facebook.