Jornalista Valeska Carvalho Ramos Moreno
Fotos: Giselle Silva


Dr Valter Moreno Júnior é cirurgião plástico formado em medicina na antiga FMTM (Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro), hoje UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Após 6 anos de curso em medicina, Dr Valter fez residência em cirurgia geral, e cirurgia plástica no hospital dessa mesma instituição! Finalizada a residência em cirurgia plástica, estagiou com o então renomado e referência mundial em cirurgia plástica, professor Ivo Pitanguy, concluindo a formação em 12 anos. Desde então, vem exercendo com maestria a profissão na cidade de Uberaba MG, sua terra natal, onde realiza cirurgias plásticas estéticas e reparadoras. Em um bate papo, conheceremos um pouco mais de sua vasta experiência na área, bem como algumas das principais dúvidas da população em relação às cirurgias plásticas. 


Revista Mulheres - Quais as cirurgias que o você mais realiza? Existe alguma que não faz? 

Dr Valter - As cirurgias que mais realizo atualmente são as de contorno corporal, como lipoaspiração, abdominoplastia, e cirurgias de plásticas mamárias, com ou sem implantes. São elas a redutora, aumento das mamas e mastopexia, embora, também realize cirurgias de face, orelhas em abano (otoplastias), pálpebras. A rinoplastia é a única cirurgia que parei de realizar há alguns anos. 


Revista Mulheres - Quais os pacientes você considera aptos para realizar uma cirurgia estética? 

Dr Valter - um bom candidato a cirurgia estética é um paciente que esteja no peso adequado, realizando exercícios físicos regularmente e com uma dieta equilibrada. O procedimento cirúrgico irá simplesmente corrigir as inevitáveis alterações que ocorrem com as gestações, alterações significativas de peso.  As mulheres, por exemplo, pagam um preço alto pela gravidez, normalmente há uma queda das mamas, com flacidez de pele que também ocorre no abdômen, associada às indesejáveis gordurinhas localizadas e o afastamento dos músculos retos abdominais (diástase). Essas alterações anatômicas deixam as mulheres desgostosas, diminuindo sua autoestima, interferindo negativamente em suas relações interpessoais. A realização de procedimentos de mamoplastias, associados a colocação ou não de implantes, em conjunto ou não com as abdominoplastias e lipoaspiração, fazem com que essas pacientes possam resgatar o corpo que tinham antes, na grande maioria ficam com um corpo esteticamente até mais bonito, trazendo novamente a alegria de viver! 


Revista Mulheres - Quando utilizar os implantes mamários? 

Dr Valter - O ideal estético hoje exalta a definição do colo. A maioria das pacientes, querem um colo definido, mais alto, para que valorize os decotes nas roupas. Este resultado está inevitavelmente associado à utilização dos implantes. Apenas a mamoplastia não consegue proporcionar esse resultado de colo definido, pois o tecido mamário tende a sofrer um processo de báscula, após a cirurgia, onde a paciente perde essa definição de colo. Hoje há uma predileção e tendência, mesmo nas cirurgias de redução, que utilizemos implantes, com o objetivo de obtermos uma mama mais firme e com colo mais definido. 


Revista Mulheres - Qual o grande desafio de uma cirurgia estética? 

Dr Valter - Acredito que o maior desafio hoje é o alinhamento das possibilidades de resultado de cada caso, com a expectativa do paciente. Na maioria das vezes a expectativa é muito alta, ela quer o resultado de uma atriz que admira, de uma amiga que realizou alguma cirurgia e teve um determinado resultado. Na verdade, o resultado não é replicável, depende muito da matéria prima, nem todos pacientes possuem a mesma qualidade de pele (tônus e elasticidade) e qualidade de cicatrização. Todos esses aspectos influenciam diretamente no resultado da cirurgia! Cabe ao cirurgião passar a cada paciente a possibilidade de resultado, não alimentando uma expectativa irreal. 


Revista Mulheres - Quais os principais cuidados que o paciente deve ter antes de realizar uma cirurgia plástica? 

Dr Valter - Além dos cuidados mencionados anteriormente, primeiramente esse paciente não deve fumar, se estiver usando algum tipo de hormônio seja por reposição, ou suplementação devem ser suspensos com pelo menos 30 dias que antecedem a cirurgia, pois aumentam risco de tromboses e embolia pulmonar. O paciente deve passar por avaliação cardiológica criteriosa, rotina de exames laboratoriais e exames de imagem específicos da área que será operada. A escolha de um profissional que esteja capacitado para a realização desse procedimento é de suma importância, haja visto que hoje há uma invasão das cirurgias estéticas, por parte de outras profissões, que não estão habilitadas ou capacitadas para a realização das mesmas. A minha formação total levou 12 anos! Não é um curso de final de semana, por uma pessoa que não possui formação cirúrgica, que capacitará alguém para a realização de procedimentos e/ ou cirurgias estéticas! As chances de ter complicações e intercorrências são muito grandes. 



Revista Mulheres - As próteses vencem? Precisam ser trocadas de quanto em quanto tempo? 

Dr Valter - Os implantes não tem data de validade. Após colocados, o paciente deve anualmente fazer os exames de controle, o que já fazem normalmente para a prevenção de câncer mamário, ou seja, ultrassonografia e após os 40 anos, associar a mamografia. Caso se identifique alguma alteração nos implantes, os mesmos devem ser trocados. 


Revista Mulheres - Fale um pouco sobre a clínica OX. 

Dr Valter - A Clínica OX, inaugurada em 2010, a primeira clínica de oxigenoterapia e hiperbárica do interior de minas. Inicialmente as câmaras hiperbáricas eram utilizadas apenas por pacientes que precisavam melhorar a cicatrização. Predominantemente em grandes queimados, pacientes diabéticos, com feridas crônicas de difícil cicatrização, acamados que apresentavam úlceras de decúbito. Posteriormente, há mais ou menos uns dois anos, aumentou a utilização da câmara hiperbárica nas cirurgias estéticas, tanto na prevenção, quanto no tratamento de intercorrências. Por exemplo utilizamos preventivamente em pacientes fumantes, ex-fumantes que tenham um histórico de má cicatrização em cirurgias anteriores. Pacientes que estão realizando pela segunda ou terceira vez a mesma cirurgia, principalmente em cirurgia de mama, as vezes ele passa por dois, três, quatro procedimentos e há uma preocupação principalmente em relação a vascularização das aréolas. A utilização da câmara hiperbárica preventivamente e no pós-cirúrgico, diminui significativamente o índice de intercorrências. Nesses 14 anos tivemos a oportunidade de ajudar e tratar muitos pacientes! Vejo a câmara hiperbárica como uma ferramenta essencial para cuidar dos meus pacientes, tanto na parte reparadora quanto estética! 


Revista Mulheres - Para finalizar, o que mais lhe satisfaz na especialidade e profissão que escolheu? 

Dr Valter - Eu me sinto privilegiado, pois não me vejo fazendo outra especialidade. Se pudesse voltar lá atrás, faria exatamente a mesma coisa! A cirurgia plástica me traz tanto o reconhecimento financeiro, quanto da parte assistencial. Tenho oportunidade, dentro da minha profissão, de poder ajudar pacientes esteticamente fazendo com que, possam recuperar a sua autoestima, ter prazer novamente na sua convivência social. E na parte reparadora, principalmente com a Clínica OX, nós conseguimos devolver a dignidade a esses pacientes, de modo que consigam retornar a sua vida social sem restrições e, principalmente sem dor. A satisfação que sinto em poder contribuir com a cura deles é imensurável. Só tenho a agradecer diariamente à Deus por ter me mostrado um caminho, um propósito de vida que tenho seguido, e me sinto plenamente realizado!



Siga @drvaltermoreno/@clinicaox
WhatsApp: (34) 99133-0457
Rua do Carmo, 378 - Abadia, Uberaba - MG