Jornalista Isabel Minaré

Fotos: divulgação


Situado na rua Moacir Paroneto, nº 550, no bairro Alfredo Freire, em Uberaba (MG), o Lar Anjos do Bem é o paraíso na terra para os 58 idosos que lá vivem. 

A história da entidade se confunde com a história do Thiago Fernando, criador e presidente do Lar. Há 15 anos, ele estava em situação de rua e era usuário de drogas. “Me internei numa comunidade, onde recebi total incentivo dos voluntários”, explica. A ajuda o despertou para a vida. Ele sentiu vontade de superar os desafios e criar a própria instituição para contribuir com o próximo. 

Thiago e o marido Márcio José criaram o Lar Anjos do Bem em 2016. O começo foi – nas palavras de Tiago - “numa casinha horrorosa e caindo aos pedaços” - na avenida Tonico dos Santos, no Jardim Induberaba. Três meses passaram e a entidade se mudou para a rua Santo Antônio, bem no centro da cidade. Era bom, mas, não era o ideal. Tinha escada, poucos banheiros e quartos pequenos. Um verdadeiro sufoco! Thiago sabia que os acolhidos mereciam mais espaço, conforto e alegria. Então, nasceu o sonho de construir um prédio do zero, todo pensado para os moradores. 

“Sonhos não cabem em gavetas”. Thiago sabia que era uma missão árdua! Ele ganhou o projeto de uma arquiteta, colocou todos os documentos dentro de uma pastinha preta e saiu pela cidade em busca de apoio. Gastou sapato, saliva, ideias, contatos, ... Um dia, conseguiu se reunir com um empresário bem sucedido. “Ele disse: - Nossa, que projeto bacana! E que você já tem nas mãos? Respondi: - Eu tenho a vontade de construir. Ele: - Só isso? Mas você precisa de mão de obra, disso, daquilo, ... Como você quer que eu te dê alguma coisa se você não tem nada?” conta. Foi um balde de água fria! Entretanto, Thiago interpretou a conversa de outra forma. Não deixou que o sonho se tornasse pesadelo e fez daquela momento um motivo para batalhar mais. Conseguiu o terreno cedido pela prefeitura, juntou os amigos e fez um grupo que se desdobrou para vender pizzas, galinhada, feijoada, bolos – numa noite fez mais de 600 bolos - e outras delícias. 

Qualquer R$ 10,00 que entrasse já fazia a diferença! O grupo conseguiu captar os R$ 2 milhões necessários para a construção. Em 2020, no auge da pandemia, o prédio foi inaugurado. Emoção à flor da pele em sonhar, lutar e realizar! 

A estrutura física é surpreendente. São 1,5 mil m² distribuídos em 20 suítes, banheiro coletivo, duas salas de atividades, sala de visitantes, sala de psicossocial, enfermaria, ponto de apoio dos cuidadores, rouparia, dois vestiários de funcionários, três corredores, cozinha com padaria, dois refeitórios, despensa, paneleiro, três depósitos, almoxarifado, lavanderia, abrigo de lixo, capela ecumênica e pracinha. Tudo grande, ventilado, iluminado, fresco, aconchegante, confortável, conservado e rodeado pela natureza. É um espaço que incentiva a socialização, a autonomia, o autoconhecimento e a qualidade de vida. Os acolhidos são livres para criar e se movimentar. 

Formada por 36 funcionários, a equipe é qualificada e dedicada. Thiago criou a casa para promover o envelhecimento saudável, com entretenimento, amor e carinho. Pra ele, a alimentação precisa ser excelente. Uma nutricionista monta o cardápio baseado em quantidade, qualidade e variedade. Seis refeições são servidas ao dia. Outro ponto é a higiene pessoal dos acolhidos e a limpeza do prédio. Tudo tem que estar em perfeitas condições! 

Os funcionários chamam os acolhidos pelo nome e frequentemente conversam e interagem com eles. Tem hora de brincar e tem hora de chamar atenção. O que nunca falta é o cuidado, o capricho e a preocupação. Naiara Borges é assistente social da instituição há mais de quatro anos. Ela escolheu trabalhar com idosos, mobilizada pelo respeito que sente por eles. “Eles fazem muito mais por nós do que nós por ele”, destaca. 

É um aprendizado infinito, através da troca de pensamentos e experiências. “É uma transformação profunda que nos ensina a ser mais pacientes, afetuosos e simpáticos”, completa. 

Maria Aparecida de Paula é uma das acolhidas do Anjos do Bem. Para ela, é um prazer morar no Lar.  “Achei uma família que nunca tive”, conta. Fez amigos, diverte-se, aprende e vive bem. “Morar aqui é divinamente bom”, enfatiza. 


Mais espaço para acolher melhor

A promoção do envelhecimento digno, ativo e em pleno sentido vai se expandir com a ampliação do Lar. O novo espaço é ao lado do atual e já está em andamento. Ele terá mais de 2 mil m² com oito suítes coletivas (para quatro pessoas), seis suítes individuais (para acamados), enfermaria, salas de fisioterapia, reuniões e atividades, cozinha com despensa, dois banheiros coletivos, cinema, refeitório, churrasqueira, piscina, praça, lavanderia, vestiário e copa para funcionários. A previsão é que fique pronto até o fim do ano. 


Facebook: lar.anjosdobem// Instagram: lar.anjosdobem// Telefone: (34) 3325-6780// WhatsApp: (34) 99878-6417// Thiago Fernando: (34) 99995-2989


Ampliação da entidade prevê muita área verde


Fachada


Felicidade e união


Idosos se socializam na pracinha do Lar


Mais qualidade de vida para os acolhidos


Thiago criou a casa para promover o envelhecimento saudável, com entretenimento, amor e carinho


Thiago e Márcio José, os criadoes do Lar, com os filhos


Voluntários durante as ações sociais