Jornalista Isabel Minaré


Você já deve ter visto no Facebook e/ou Instagram imagens de perfis do Orkut. Sentiu nostalgia? Ou não tem nenhuma ideia do que se trata? Pra quem está sem entender nada, o site (sim, não é aplicativo, mas site) foi reativado. Febre nos anos 2000 - com maior público aqui no Brasil -  o site voltou ao ar com uma mensagem escrita pelo criador da rede, o turco Orkut Buyukkokten. Afinal, o Orkut voltou mesmo? 

“Sou o Orkut. 17 anos atrás eu criei uma pequena rede social enquanto eu trabalhava no Google como engenheiro de software. Em apenas alguns anos, essa rede social se tornou o orkut.com com mais de 300 milhões de usuários”. O trecho é o primeiro a ser lido para quem acessa o endereço virtual. Buyukkokten afirma construir algo novo que em breve será divulgado. Os usuários ficaram em polvorosos com a possibilidade de escrever longos depoimentos aos amigos e participar das comunidades mais bizarras e engraçadas. Mas o que poderia ser novidade nesta era lotada de redes sociais e interações interpessoais on-line? 

O mundo parou para fazer suposições. A primeira é simplesmente marketing. O empresário chegou a criar a rede social Hello, entretanto ela não caiu no gosto do público. Então, o jeito foi chamar a atenção dos usuários para saber se trazer o Orkut de volta seria uma boa ideia. Marketing para atrair publicidade e propaganda! A segunda é sobre o combate de discurso ao ódio e notícias falsas. “Trabalhamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde o ódio e a desinformação não fossem tolerados”, disse no comunicado. Crítico ferrenho dos monopólios de grandes empresas de tecnologia, Orkut é contra a vendas de dados. A última destaca o metaverso. No ano passado, o Facebook mudou de nome e passou a se chamar Meta. A gigante chinesa de tecnologia ByteDance, dona do TikTok, também está de olho nas realidades imersivas. Sendo assim, por que não resgatar uma marca tão forte como o Orkut e adaptá-la para esse novo contexto? 

E aí, qual é o seu palpite? Se o Orkut voltar mesmo, você vai reativar ou criar sua conta?

Orkut Buyukkokten, criador da rede social