Os abrigos pedem socorro!!!


Marcos Moreno


Nas redes sociais - hoje o maior meio de comunicação entre as pessoas - são infinitas as publicações de pedidos de ajuda relacionados aos animais, especialmente a cães e gatos maltratados, abandonados, precisando de um “lar pra chamar de seu”. Aqui mesmo nesta coluna – da qual tenho muita honra em participar - já publiquei textos específicos sobre o tema. O tema “animais” é naturalmente o tema trabalhado por mim nesta minha pretensa “jornada” em prol da causa. Mas o tema é bem vasto e o foco de cada coluna pode ir do luxo ao lixo, parafraseando Joãozinho Trinta em um samba enredo que marcou época. 


O luxo

O luxo, no caso da minha pauta, é poder relatar, como já o fiz, a fantástica herança recebida pela gata do estilista Karl Lagerfeld. Outros luxos também, como mostrar, através de dicas de profissionais do segmento de saúde animal, o ideal de vida de um gato ou cão bem cuidado, que pode comer rações balanceadas especialmente para sua raça, ter uma cama macia e até agasalhos em dias frios.  Esses luxos também são quase infinitos, e não, eles não dão valor para a aparência, mas sim, os cuidados são sempre bem vindos.


Estilista Karl Lagerfeld com a gata Choupette


O lixo 

A outra ponta, o lixo, refere-se naturalmente aos maus tratos, às crueldades que os humanos insistem em submeter esses seres, seja aos pets, seja aos animais selvagens, seja os de criação para consumo humano. Podemos ver o lixo em toda parte e mais uma vez, sim, são infinitos porque são infinitas as misérias humanas que os criam. Mas aqui vamos nos ater aos pets, porque é por causa deles que vamos desenhar o que se apresenta nas redes sociais às quais falamos no início desta coluna. Pedidos de ajuda para pagar tratamentos, pedido de socorro em resgates, cães perdidos e desesperados para encontrar seus tutores, ninhadas de gatos em terrenos baldios ... Os apelos crescem em proporção geométrica e as soluções ficam estagnadas, quando não desaparecem. Sabemos de todas as responsabilidades, mas parece que não há nada que mude esse cenário. 



Bomba relógio 

Várias pessoas que tive a oportunidade de entrevistar para o Moreno Pet Blog e também para a Revista Mulheres concordam que os abrigos para animais em Uberaba (acredito que não somente por aqui) são verdadeiras bombas-relógio que podem explodir no momento em que a pessoa que administra o abrigo faltar. Gostaríamos que esses “anjos” fossem imortais e cuidassem dos animais para sempre. Mais que isso. Muitas pessoas não só gostariam disso como abandonam animais na porta desses abrigos na certeza de que essa atitude pode aliviar o peso de suas consciências. Errado!!! Ao invés de abandonar os animais na porta, seria nobre entrar e oferecer alguma ajuda. E por isso o texto que escrevo agora. Cão e gato – e os protetores concordam, claro - não deveriam ter esse destino. Abrigo não é lar, por melhor que seja. Fazem campanhas, pedem socorro, ganham comida ... Mas também pedem para as pessoa adotarem. O quão mais “humano” seria dar um lar para esses bichos? 



Socorro legítimo 

Particularmente acredito que essa situação não seja temporária, infelizmente. Poderia ser menos caótica. Sei que existem cidades, aqui mesmo no Brasil, onde tudo é bem diferente. A obrigação é do poder público, claro, mas a consciência é de cada um. Então o pedido de socorro dos abrigos para as pessoas ajudarem no custeio de tratamentos a animais resgatados, com comida, e principalmente com adoções, é legítimo. É preciso sondar se sua ajuda está indo para o destino certo. Por isso vale a pena prestar atenção aos pedidos de socorro. Vale a pena conferir. E vale mais a pena ainda entender que tudo seria bem melhor se não precisassem existir abrigos, porque todo animal teria uma existência digna. Fundamental aqui em Uberaba é não deixar de cobrar do poder público, especialmente nessa gestão que conta com três vereadores eleitos por suas atividades em prol da causa animal.

(Parceiro publicitário: Moreno Pet Blog)


Marcos Moreno

Comunicador, colunista, criador da Coluna Amigo Animal e do Moreno Pet Blog. 

Siga o Marcos no InstagramFacebook e/ ou lhe envie um e-mail (kiktiomoreno@terra.com.br).


Siga a Revista Mulheres no Instagram e no Facebook.