Pílulas de estilo - Cuidar do cabelo é muito mais do que estética


Dri Vieira


Desde que o mundo é mundo, nossas características físicas ajudam a compor nossa identidade e uma delas é o cabelo. E nesta edição a dica de ‘Pílulas de Estilo’ começa com uma frase que, com certeza, você já ouviu inúmeras vezes: 

“Os cabelos são a moldura do nosso rosto”   



Através dos cabelos é que mostramos nossa personalidade, expressamos nossos sentimentos, somos inseridos em um grupo, etc. E se o cabelo é a moldura do rosto, tem que merecer toda nossa atenção e cuidado especial. Uma roupa feita sob medida e uma maquiagem perfeita não são nada sem um cabelo bem arrumado e com vida. Sempre falo que os detalhes valorizam ou detonam o seu look. É por isso que devemos prestar bastante atenção nas dicas aqui compartilhadas. 


Concorda comigo que, seja qual for o corte, a cor, o comprimento ou a textura, o cabelo é, sem dúvida, o elemento chave do rosto de uma pessoa e um dos itens mais populares e com mais opções entre homens e mulheres? Não é à toa que o mercado brasileiro permanece aquecido com um enorme consumo de produtos e técnicas diferentes, inclusive nesse momento de pandemia.

A necessidade de cuidar dos cabelos vai muito além da estética. Para as mulheres, a importância é ainda maior. O cabelo é fundamental para resgatar a autoestima, a feminilidade, o poder de sedução e a autoconfiança. Além disso, cuidar da saúde dos cabelos agora pode garantir uma velhice mais bonita. Lógico, que o volume do cabelo diminui com o passar dos anos, mas isso é genético. Por isso, tratar dos fios desde cedo é fundamental para chegar à terceira idade com o cabelos mais saudáveis e brilhantes.



Qual mensagem o cabelo comunica? 

Nós nos comunicamos por meio de linhas, formas, cores, texturas e volumes. O estilo do cabelo, o corte, a tonalidade, o comprimento, a textura mostram a nossa personalidade e ajudam a contar um pouco mais sobre nós, por isso é muito importante analisar todo contexto como: cor do cabelo, textura dos fios, corte, volume, contraste, penteados, entre outros, para que não haja nenhum ruído de comunicação. Conhecer seu cabelo de maneira profunda lhe ajudará a descobrir se ele está ou não, demostrando ao mundo o seu real propósito de imagem. Lembre-se: A análise deve ser do conjunto de elementos, não de uma parte separada. Um bom profissional de consultoria de imagem irá lhe informar com mais precisão o que as linhas do cabelo, altura do corte, cor e volume estão comunicando em sua imagem pessoal.



O tamanho do corte do cabelo também comunica? 

Se você apostou que sim, acertou em cheio. Tudo em nossa imagem é uma ferramenta de comunicação, mas isso é assunto para outro artigo. Vamos aqui focar na mensagem que o comprimento do nosso cabelo comunica (eles também são fofoqueiros rsrs).


Cabelos curtos e médios

Do ombro pra cima: Comunicam energia masculina, transmitem força, seriedade, poder.



Cabelos longos

Do ombro para baixo: Comunicam energia feminina, transmitem movimento e flexibilidade.

 


Nunca se esqueça, não vale analisar só um elemento, mas sim, o todo. Se o cabelo também é uma ferramenta de comunicação, cuide para que ele fale só bem de você.

Siga todas as dicas desta coluna, conheça seu cabelo, use bons produtos, procure bons profissionais para te ajudar e saia por aí arrasando como nunca! 

Ah!!! Não se esqueça de me marcar em nossas redes sociais @drivieiraconsultoria e @revistamulheres quando usar alguma dica que aprendeu com a gente. 

Usem a #aprendicomadrivieira para eu ver e repostar em nossas mídias.



 Dri Vieira

Consultora de Imagem e Estilo Pessoal.


Siga a Revista Mulheres no Instagram e no Facebook