Por Camilla Colenghi


Em alguma situação difícil, você já ouviu alguém dizer que é necessário ter pensamentos positivos? Na hora, você pode até não ter prestado muita atenção, mas essa afirmação é correta! O pensamento motiva as nossas ações, e, portanto, é de suma importância que tenhamos bons pensamentos com frequência. Devemos pensar e agir na direção dos nossos sonhos, objetivos e metas, pois, para que eles se tornem reais, é necessário realmente acreditar que é possível! 

A partir do momento em que você entender que os seus pensamentos têm grande influência sobre a sua vida, mais do que você imagina, você conseguirá sentir as transformações que o otimismo pode lhe oferecer. 

Os pensamentos positivos são crenças otimistas, ou seja, projeções mentais de que as coisas já estão bem no presente e/ou vão dar certo no futuro. Eles estão associados à cocriação de um futuro de bem-estar, em que as diferentes áreas da vida estão progredindo e funcionando em harmonia: saúde física, saúde mental, relacionamentos, família, amizades, finanças, trabalho, estudos, espiritualidade, e por aí vai. 

Alimentar pensamentos positivos é um meio de gerar ânimo, motivação, coragem, energia, resiliência, paciência, bom humor e determinação para alcançar as nossas metas. Isso não significa acreditar que a vida é perfeita e ignorar os problemas, mas ter mais garra para superá-los quando surgirem. 

Ajudam a enxergar o lado positivo das adversidades e a administrar a ansiedade. 

Isso nos ajuda a amenizar a ansiedade, que é justamente o excesso de pensamentos negativos e catastróficos acerca do futuro. Quando temos em mente que são apenas pensamentos, e não a realidade como ela é, isso nos tranquiliza. Por isso, quando o medo e o pessimismo surgirem, lembre-se de que eles são apenas projeções da nossa mente para nos proteger, mas isso não significa que a realidade é assim tão cruel.


Melhoram a sua autoconfiança

O pensamento e os hábitos positivos são fatores que têm tanto poder sobre nós, que, além de ajudar no nosso processo de autoconhecimento, eles também atuam no nosso cérebro. Isso age de maneira que passamos a confiar cada vez mais que nós somos plenamente capazes de conquistar os nossos sonhos, metas e objetivos. Tudo isso se deve ao fato de que, a partir do momento em que cultivamos o otimismo no nosso cotidiano, nós passamos a ter mais consciência e a acreditar, real e verdadeiramente, em tudo aquilo que faz parte da nossa personalidade, como habilidades, competências e características que nos ajudam a atingir as nossas metas e concretizar os nossos objetivos.

Essa visão de nós mesmos nos torna indivíduos com uma autoconfiança praticamente inabalável, ou seja, que não se deixam abater por comentários negativos ou por problemas e adversidades que surgem no meio do caminho.


Beneficiam a saúde o bem-estar

As pessoas otimistas sabem que, além de cultivar pensamentos positivos todos os dias, independentemente da situação, precisam cuidar da saúde. Isso significa estar bem física, mental, espiritual e psicologicamente, a fim de conseguirem conquistar o que tanto almejam para sentirem-se plenas e realizadas nas suas jornadas.


Como desenvolver o pensamento positivo?

  • Pare de reclamar
  • Trabalhe a sua resiliência
  • Seja grato
  • Foque nas soluções, e não nos problemas em si
  • Faça trabalho voluntário
  • Veja o quão vencedor você já é

Nenhum ser humano é feliz todo dia. Todos nós temos momentos de adversidade, em que sentimos medo, tristeza, frustração, raiva, arrependimento, dúvida, preocupação e ansiedade. Todas essas emoções são válidas. Não as considere “inimigas”. Quando elas surgirem, não as reprima. Sinta-as e verifique por que elas surgiram. Apure as causas dos problemas, pois essa é a melhor maneira de resolvê-los. Ser positivo significa não sucumbir diante das adversidades, o que não significa ignorá-las e reprimir as emoções. Isso seria uma positividade tóxica, que não é verdadeira e que só gera adoecimento.