Jornalista Isabel Minaré
Um espetáculo com toda a pompa e circunstância que a maior banda de todos os tempos merece! Luzes, câmera, ação e muito som de qualidade! Assim, a banda uberabense The Leds, composta por Daniel Vieira (voz e guitarra), Lorena Resende (baixo) e Fred Montes (bateria), prestou seu Tributo aos Beatles.
Os FabFour (como os Beatles são conhecidos) deixaram um legado que The Leds faz questão de honrar. As duas bandas estão intrinsicamente relacionadas. Daniel e Lorena são casados e, desde o início do relacionamento deles, têm como trilha sonora as canções do quarteto de Liverpool. “‘Real Love’ marcou meu coração de um jeito diferente, pois, ao ouvi-la, percebi que o Daniel era mais que especial pra mim”, relata Lorena. Os Beatles uniram mais ainda o casal quando a dupla decidiu seguir carreira na música. É claro que o repertório inclui clássicos como ‘Twist and Shout’, ‘A Hard Day’s Night’, ‘Help!’, ‘Come Together’, ‘Something’, ‘Here Comes the Sun’ e ‘Don’t Let Me Down’.
Embora adicionem músicas de outros artistas nas apresentações, as canções dos Beatles são sempre as mais pedidas pelo público do The Leds. Basta um acorde para os “beatlemaníacos” entrarem em êxtase! Não importa a idade: quem ouve gosta, se empolga, se emociona e canta junto! É uma energia surreal, que transcende e une gerações, mesmo aquelas que não puderam conhecer a maior banda da história do rock 'n' roll.
A aceitação popular, aliada à paixão pelo quarteto, levou Daniel, Lorena e Fred a planejarem uma homenagem aos Mop Tops (outro apelido do grupo). A decisão final foi inspirada em uma data histórica. Em 30 de janeiro de 1969, os Beatles realizaram sua última apresentação ao vivo, no terraço do prédio da gravadora Apple Corps, em Londres. Na ocasião, tocaram duas canções lançadas posteriormente: ‘Get Back’ e ‘Don’t Let Me Down’.
The Leds replicou o mesmo conceito em Uberaba (MG) ao montar um cenário semelhante no rooftop do prédio Pedro Salomão, bem no centro da cidade. Uma releitura fidedigna dos singles foi realizada no dia 12 de setembro de 2024. “Arranjos, timbres e vozes foram pensados para serem absolutamente fieis aos das canções originais”, explica Daniel. A banda, com um integrante a menos que os FabFour, precisou ser criativa para reproduzir o som autêntico. “Tento sintetizar as duas guitarras em uma só e a Lorena toca teclado e baixo juntos simultaneamente”, comenta. “O Fred também se desdobra para tocar bateria e incorporar a pandeirola e o cowbell no som”, acrescenta.
O desafio foi grande, mas superado com versatilidade, disciplina e profissionalismo. O Power Trio conseguiu reproduzir a guitarra Epiphone Casino, o baixo Hofner 500/1, a bateria Gretsch Natural, os amplificadores Fender, os pedestais e os microfones. Os detalhes fizeram toda a diferença. “Os figurinos foram adaptados e invertidos: é como se a Lorena estivesse com a roupa do John Lennon e eu, com a do Paul McCartney”, esclarece. O diferencial mesmo ficou por conta da decoração. O cenário também trouxe elementos distintos, como tapetes não presentes na gravação original, além dos bustos dos Beatles do filme "Yellow Submarine" e o próprio Submarino Amarelo.
Foi uma homenagem riquíssima, marcada pela técnica apurada, expressividade e conhecimento teórico. E, no final das contas, o que The Leds deixa de único no Tributo aos Beatles? “Música de qualidade conduzida por um Power Trio”, resume o baterista Fred. É uma frase que diz muito sobre a capacidade da banda de inspirar outros músicos e marcar o cenário musical.
O lançamento dos videoclipes, naturalmente, ocorreu em uma data especial: 30 de janeiro de 2025! Já ‘Don’t Let Me Down’ será lançada em 11 de abril, dia em que o single dos Beatles foi divulgado na Inglaterra há 56 anos. Todo o material de The Leds está disponível nas plataformas digitais e podem ser acessadas/ ouvidas no Spotify, YouTube e Instagram pelo @bandatheleds .