Por João Paulo Furtado da Silva Oliveira


O aumento de problemas de saúde mental é uma questão crescente na sociedade, com muitas pessoas enfrentando transtornos mentais como: depressão, ansiedade e pânico. De acordo com uma reportagem da revista VEJA, cerca de 86% dos brasileiros sofrem de algum tipo de transtorno mental.

A importância dos cuidados psicológicos não deve ser ignorada. Negligenciar a saúde mental pode agravar os sintomas e transformar quadros temporários em problemas mais graves. Por exemplo, uma tristeza pode se tornar uma depressão e um episódio de ansiedade pode se tornar uma crise de pânico.

A pandemia de COVID-19 também tem exacerbado os problemas de saúde mental, com aumento de estresse, ansiedade, isolamento social, incerteza financeira e lutos. Além disso, o teletrabalho e o fechamento de empregos formais têm dificultado a separação entre vida pessoal e profissional, levando ao aumento de estresse.

Felizmente, existem maneiras de promover o bem-estar e prevenir problemas de saúde mental. Algumas dicas incluem:

  • Manter uma rotina saudável
  • Desenvolver relações saudáveis
  • Buscar ajuda profissional em casos de sintomas de ansiedade, depressão e isolamento social.
  • Praticar atividades prazerosas 
  • Procurar ajuda psicológica, se necessário.

A boa notícia é que existe uma excelente ferramenta chamada psicoterapia, que nos ajuda a lidar com problemas e melhora nossa saúde mental. A terapia nos ajuda a identificar causas dos sintomas, mudar comportamento, ajustar a rotina, e identificar estratégias para resolução dos problemas e situações que afetam o psicológico.

Outros benefícios da psicoterapia são: melhora na autoestima, confiança, habilidade de resolução de problemas e relações interpessoais, bem como auxiliar na prevenção de problemas futuros. Devemos lembrar que o efeito da psicoterapia só é visto se houver frequência e regularidade nas sessões.

A psicoterapia poderá ser acompanhada de outras intervenções terapêuticas como a intervenção medicamentosa. A melhor maneira de explicar a interação de ambas é entendendo que a medicação tornará a “ferida emocional” tolerável para que seja possível a mudança comportamental e essa ferida seja suturada para, enfim, fechar completamente.

Em suma, estamos passando por períodos em que o adoecimento psicológico cresce cada dia mais. Não deixe de se cuidar e pensar em sua saúde mental e física. Se você ou alguém que você conhece está lutando com transtornos mentais e está precisando de ajuda, não hesite em orientar a pessoa a procurar um psicólogo. Cuidar de si mesmo é fundamental para uma vida equilibrada e saudável!