Os primeiros dentinhos nasceram, e agora?


Roseane Costa Sousa


A odontologia, enquanto ciência da saúde, tem seu foco em prevenção de doenças bucais. O estado geral de saúde da criança dependerá do equilíbrio e do bom funcionamento de todos os sistemas. Sendo assim, os primeiros cuidados são primordiais para a saúde em excelência. 

A primeira consulta se dá ainda dentro do ventre da futura mamãe, no conhecido pré-natal odontológico oferecido pelo odontopediatra ou ainda, por volta dos 06 meses de idade do bebê, quando se iniciam as erupções desses primeiros dentinhos. É indicada uma consulta para sanar todas as dúvidas que possam aparecer quanto ao início de cuidados, escolha de acessórios e dentifrícios, instruções de como amenizar o incomodo das erupções dentárias, orientações de possíveis acidentes e atenção aos padrões de normalidade.



Para o bebê, o primeiro passo é adaptar à nova rotina da criança, os responsáveis devem sempre realizar sua higiene oral junto com a criança, exemplificando, e logo as crianças começarão a imitá-los nesses bons hábitos adquiridos; ensinar sempre o porquê de realizar tal procedimento e evidencia os benefícios. 

O odontopediatra é responsável por capacitar o paciente e a família na busca por um sorriso saudável. A participação dos responsáveis é essencial para a supervisão desse aprendizado diário em idades precoces e seu apoio também deve ser estimulado em crianças de idade mais avançada.'


Roseane Costa Sousa 

Cirurgiã Dentista e odontopediatra.


Siga a Revista Mulheres no Instagram e no Facebook