Afinal, o que é empoderamento feminino?


Kátia Manzan



Começamos 2020 falando muito de empoderamento feminino, mas, apesar deste termo ter ganhado muito espaço, principalmente dos últimos dois anos pelas redes sociais, as mudanças necessárias ao cumprimento de seu efetivo significado ainda estão longe de serem atingidas.

Afinal, o que é empoderamento feminino? Ao fazer essa pergunta, aparentemente simples, observamos que algumas respostas, quando ligadas às ideias de força e resiliência, se aproximam de seu real conceito. No entanto, ainda é possível ver respostas igualando o empoderamento feminino ao feminismo ou, em tantas vezes, às ideias absurdas de movimentos independentes no qual a mulher não precisa de nada nem de ninguém para alcançar seus objetivos.

Originado do termo em inglês "empowerment", empoderamento feminino diz respeito à capacidade da mulher de realizar as mudanças necessárias para que possa atingir sua plenitude. Empoderar-se é o ato de tomar poder sobre si, mergulhar no autoconhecimento e no propósito de vida, com foco em valores que contribuem para a superação pessoal. A realização de atitudes para uma convivência harmônica consigo e com o seu meio promoverá transformações pessoais e, consequentemente, sociais. Infelizmente, nem sempre essa é a realidade, pois muitas mulheres ainda encontram dificuldades em desenvolver as mudanças necessárias para intensificar o próprio potencial e ocupar espaços na sociedade.

Pensando nisso, em 2010, a ONU lançou os princípios de empoderamento das mulheres a fim de pôr em prática estes propósitos para um mundo melhor. Quase uma década depois, esses princípios ainda precisam ser massivamente aplicados. Contudo, precisamos reforçar que não se trata de colocar as mulheres à frente dos homens, ou vice-versa, mas garantir que elas possam ter as oportunidades necessárias para que atinjam objetivos antes inimagináveis.

Comece a aplicar o empoderamento em sua vida, trabalhando a confiança, a persistência e o foco na realização de seus sonhos. Se você deseja ser uma mulher empoderada, mas ainda tem dificuldades, o profissional coach poderá ser o melhor aliado. Com uma metodologia voltada ao desenvolvimento do autoconhecimento, quebra de crenças limitantes e fortalecimento de suas competências, o coaching lhe dará o necessário para alcançar o seu potencial e atingir resultados que imaginava ser impossíveis. Portanto, comece com um sonho e depois um propósito, o coach lhe guiará à realização.

Quer empoderar-se? Pare de viver de acordo com as expectativas alheias, não deixe que as perspectivas dos outros limitem ou direcionem os seus caminhos. Você é a dona da sua própria história e precisa assumir esta autoria. Somente assim, empoderadas, poderemos empoderar outras pessoas e transformar a realidade ao nosso redor. Lembre-se de que essas escolhas são exclusivamente suas. Não deixe nada ou ninguém limitar os seus sonhos.


KATIA MANZAN

Advanced Coach e especialista em coaching. Atua como palestrante na área de aprimoramento pessoal e profissional há mais de 15 anos. Administradora e especialista em educação. Escritora com duas coautorias publicadas. (34) 999199-4839 


Siga a Revista Mulheres no Instagram e no Facebook