por Liana Marzinotto


Hoje, a Coluna Good Man não destaca apenas um homem e sim vários homens de diferentes nacionalidades, etnias, raças.

O que eles têm em comum? 

Atitude, senso de utilidade, vontade em gerar mudança e promover o ser humano. 

A importância é o que se busca dentro e a capacidade de, mesmo enfrentando variados desafios cotidianos, estes homens acreditarem na ação, no propósito, na pureza da vocação e, acima de tudo, em sua capacidade em fazer a diferença.


Crédito: @leonardodicaprio 


Leonardo Wilhelm DiCaprio nasceu em Hollywood, onde se tornou ator e produtor. Foi vencedor do Oscar de Melhor Ator em “O Regresso”. Como filantropo norte-americano, foi nomeado pela Organização das Nações Unidas – ONU, como Mensageiro da Paz pelas Mudanças Climáticas. A Fundação Leonardo DiCaprio, luta pela proteção de florestas, oceanos e contra o aquecimento global, a fim de preservar os últimos locais selvagens do planeta e implementar soluções que restaurem o balanço de ecossistemas ameaçados.


Crédito @marcospalmeiraoficial 


Marcos Palmeira de Paula nasceu no Rio de Janeiro e seu talento artístico vem de berço: ele é filho do cineasta Zelito Viana e da produtora de cinema Vera Maria Palmeira de Paula. O ator cuida do projeto PAIS - Produção Agrícola Integrada Sustentável - em que oferece um sistema agroecológico por energias renováveis. Em sua fazenda produz alimentos orgânicos. Em parceria com a Embrapa criou o projeto Balde Cheio, cujo objetivo é capacitar profissionais rurais por meio de técnicas e processos agrícolas. São oferecidos também cursos de produção de queijos, pães de fermentação natural e outras práticas.


Crédito: @u2 

O irlandês, Paul David Hewson, conhecido por seu nome artístico Bono, é cantor, compositor, empresário e filantropo. É o vocalista da banda de rock U2. O cantor recebeu um Nobel da Paz em 2008 por ajudar na luta contra a Aids, a fome e a pobreza e em particular, erradicar o vírus HIV na África.


Crédito: @institutoneymarjr 

Nascido em Moggi das Cruzes -SP, o jogador Neymar da Silva Santos Júnior, criou o Instituto Neymar Jr. para fornecer cursos profissionalizantes para pessoas de baixa renda. Considerado o principal futebolista brasileiro da atualidade e um dos melhores futebolistas do mundo, Neymar foi nomeado embaixador da Handicap International. O objetivo é ajudar as pessoas mais vulneráveis do mundo e com deficiências que vivem em áreas pobres. Além disso, Neymar também contribui regularmente com diversas instituições de caridade, ficando conhecido como um dos doadores mais generosos entre os atletas. Neymar doou US $ 950.000 ao UNICEF e ao Paris Saint-Germain em abril de 2020 para ajudar a combater a pandemia COVID-19 no Brasil.


Crédito: @wagnermourafc 

Wagner Maniçoba de Moura é baiano, ator, cineasta, roteirista, produtor e músico brasileiro. Considerado pela crítica um dos protagonistas do atual cinema brasileiro. O ator também foi nomeado como Embaixador da Boa Vontade pela ONU e atua contra o trabalho escravo no mundo. Atualmente existem 21 milhões de mulheres, crianças e homens em todo o mundo que são vítimas da escravidão moderna. Na América Latina existem 1,8 milhão de pessoas vítimas do trabalho forçado.


Crédito: @whinderssonnunes 

Whindersson Nunes Batista nasceu em Palmeira do Piau, é comediante, youtuber, cantor, compositor e ator brasileiro, conhecido pelos seus vídeos de humor no YouTube desde 2011. Preocupado com a situação de colapso vivida pelos pacientes de Covid-19 de Manaus (AM), o humorista Whindersson Nunes usou seu Twitter para comprar cilindros de oxigênio e aparelhos BIPAP (ventilador pulmonar) para hospitais de Manaus e assim incentivou outros a fazerem o mesmo. Em outubro de 2018, Whindersson Nunes anunciou a doação de mais de 1 milhão de reais para fundação Lar de Maria Piauí, que ajuda no tratamento de crianças com câncer.


Crédito: @bradpittoffcial 

William Bradley "Brad" Pitt é ator e produtor americano. Em setembro de 2006, Pitt e Jolie criaram uma organização de caridade, a Fundação Jolie-Pitt, para realizar causas humanitárias em todo o mundo. A fundação doou, em seu primeiro dia, um milhão de dólares para a Ação Global para Crianças e um milhão para Médicos Sem Fronteiras. O ator também criou a Pitt's New Orleans Foundation, para auxiliar pessoas que sofreram com o Furação Katrina.


Crédito: @teddysphotos 

Edward Christopher Sheeran, mais conhecido como Ed Sheeran, é cantor, compositor, produtor e ator britânico. Ofereceu aulas de música para uma entidade que auxilia pessoas desabrigadas, em Newcastle. Foi nomeado como embaixador do East Anglia's Children's Hospices, uma instituição que cuida de crianças e famílias ameaçadas de morte. Para arrecadar fundos para a pandemia do vírus Ebola na África Ocidental, ele gravou um cover de Do They Know It’s Christmas? Sheeran juntou-se a outras 30 celebridades em 2015 para promover a campanha No Cold Houses, doando roupas de inverno para pessoas no Reino Unido que lutam para manter suas casas aquecidas durante a estação e apareceu em um episódio do Gogglebox em 2017 para arrecadar dinheiro para Stand Up to Cancer do Reino Unido.


Crédito: @robertdowneyjr 

Robert John Downey Jr é ator, cantor, compositor e pianista americano. O ator levou a influência do Homem de Ferro para a vida real, criando o projeto Footprint Coalition, que visa despoluir uma parte do planeta até 2030. Este projeto visa combater um dos maiores problemas reais do planeta Terra: a poluição. E ao melhor estilo Sr. Stark, a iniciativa envolve robótica, nanotecnologia e inteligência artificial.


Crédito: @leomessi 

Lionel Andrés Messi Cuccittini é um futebolista argentino. Um dos contribuintes para da construção do maior centro de câncer infantil na Europa, além de levar o esporte para crianças de diversos lugares com a Fundación Leo Messi. Por meio de sua fundação filantrópica, o argentino é um dos principais investidores na construção do maior e mais completo centro de tratamento contra o câncer infantil na Europa - SJD Pediatric Cancer Center – Centro Pediátrico de Tratamento do Câncer de Barcelona.


Crédito: @bonjovi 

Jon Bon Jovi é vocalista do Bon Jovi, banda americana de rock, formada em 1983, em Sayreville, Nova Jersey. A Fundação Jon Bon Jovi foi criada para eliminar os fatores que geram a desigualdade social e econômica, além de construir casas na África. Soul Kitchen - “Cozinha da alma”, é o nome da instituição sem fins lucrativos gerenciada pela Fundação JBJ, uma organização liderada pelo artista e que leva suas iniciais. Nos restaurantes da entidade, os pratos não têm preço pagar a conta é opcional. Aqueles que podem pagar fazem uma doação de 20 dólares por refeição e os que não podem também são convidados a entrar, comer e depois ajudar na cozinha.


Crédito: @kensingtonroyal 

Realeza Britânica - A família real britânica criou a fundação The Diana Award, em homenagem à princesa Diana, para ajudar pessoas de baixa renda.