A ilusão do crescimento da empresa


Guilherme Ezequiel da Silva


São muitos os empresários iludidos com o crescimento de sua empresa, trabalhando diariamente com foco total em implantar todas as ações possíveis, que possam ajudar na tarefa infinita de levar ao crescimento diários dos negócios, algo que para muitos parece estar cada vez mais distante. 

Porém, diante dessa incansável trajetória, muitos se esquecem de realizar um planejamento decente com a ajuda de um profissional qualificado para isso. Quando se atinge o crescimento sem planejamento é como se tivéssemos uma grande árvore com raízes superficiais, ou seja, mais cedo ou mais tarde essa árvore cai, assim como muitas empresas que quebram quando estão no auge do crescimento. 

Quero aqui lembrar que a empresa quebra quando acaba o dinheiro. E dependendo da linha do negócios, isso pode levar anos para acontecer, pois a falta de sustentabilidade é como se fosse um cupim que vai correndo a madeira e a empresa vai morrendo de dentro para fora, se afundando em empréstimos bancários e dívidas em impostos que não acabam mais.



Quando o crescimento está recebendo maior ênfase do que a sustentabilidade, a falha é inevitável e haverá, mais cedo ou mais tarde, o colapso financeiro na empresa em decorrência da consequência de ações sem planejamento, de investimentos mal estruturados, contratações erradas, venda de produtos de baixa qualidade ou da prestação de serviço mal realizado.

Como está sua empresa hoje? Muitos clientes, as vendas estão indo bem e você não consegue atender toda a demanda? Mas por outro lado ... você já vem deixando de pagar impostos, está no cheque especial, vive atrasando pagamento de fornecedores? 

Isso são sinais de que sua empresa não está bem, ela pode estar crescendo para a morte, a falência e logo pode ser tarde demais para recuperá-la. 

Por isso, cuidado com o crescimento, tenha sempre em vista a sustentabilidade, analise as finanças, trace metas com planejamento estratégico, tenha sempre um plano B em todas as áreas de sua empresa, cuide de seus funcionários, faça reuniões com frequência, invista em treinamentos. 

É isso que a DHO Consultoria faz. Ajudamos donos de empresas a implantar o Desenvolvimento Humano e Organizacional para alcançarem o crescimento sustentável do negócio.


(Parceria publicitária: DHO Consultoria)


Guilherme Ezequiel da Silva

Fundador da DHO Consultoria.


Siga a Revista Mulheres no Instagram e no Facebook