Tamareiras Park Hotel


Tradição e modernidade marcadas por gerações

 Jornalista Valeska Ramos

Fotos Arthur Matos

  Entrada do Park onde a arquitetura mouro florentina se faz presente junto com os azulejos portugueses. 


O município de Uberaba, mundialmente conhecido como sendo pioneiro na raça de gado Zebu, completa 200 anos de existência. E desde o seu surgimento vem crescendo, desenvolvendo, se tornando referência em todos os setores. Hoje, a cidade recebe visitantes de várias regiões do Brasil e do mundo, durante as feiras realizadas na Associação Brasileira de Criadores de Zebu. Por volta de 1938, em plena “era do Zebu”, o agropecuarista Guiomar Rodrigues da Cunha (Marico), então amigo particular de Getúlio Vargas e de Juscelino Kubistchek, constrói em Uberaba sua residência, entregando o projeto arquitetônico ao renomado austríaco Dr. Simonec. Construído em estilo Mouro-Florentino, com material importado, vitrais alemães, pisos e azulejos portugueses, espelhos de cristal francês, lustres de alabastro, colunas, escadarias e corrimão em mármore Carrara, a casa se tornou rapidamente uma atração na região do Triângulo Mineiro e em todo o Brasil. 


Lareira e escada em mármore Carrara preservadas.

Piano de cauda presente no Restaurante.

Juscelino Kubitschek se hospedou por 12 vezes na bela casa circundada pelas tamareiras, sendo cinco vezes como governador, seis como presidente e uma vez depois de cassados seus direitos políticos. Getúlio Vargas se hospedou por duas vezes e suas vindas eram por ocasião da abertura das feiras agropecuárias do gado Zebu. Em 1985, o empresário uberabense Silvio Rodrigues da Cunha adquiriu o imóvel e deu início a construção do Tamareiras Park Hotel, tomando o cuidado em manter a casa e suas características intactas. Desde então, o empreendimento se tornou referência de Uberaba, não só pela beleza incomparável de sua arquitetura, mas também se tornou atração turística em Uberaba, sendo ponto de parada obrigatória aos que visitam a cidade, para lazer ou negócios. A cidade de Uberaba, acolhedora e tradicional, mantém esses atributos também em seus empreendimentos. Tanto é verdade que a grande maioria dos funcionários é da época da inauguração do Hotel, o que demonstra que o empresário e proprietário Silvinho Rodrigues da Cunha tem um grande apreço pela experiência e dedicação dos colaboradores.


Galeria JK - fotos de Juscelino Kubistchek quando veio a Uberaba e se hospedou na casa onde hoje é o Tamareiras Park. 


ESTRUTURA

Uma curiosidade que poucos sabem é sobre a origem do nome do hotel Tamareiras Park Hotelque advém do fato das árvores terem sido trazidas do Oriente em 1941 e que permanecem no jardim até hoje. O prédio central do Hotel possui 10 pavimentos, seguindo o mesmo estilo Mouro-Florentino da casa, e foi concluído em 1990. O Tamareiras também se destaca pelo fato de ser gerenciado e administrado por membros de uma mesma família, deixando o ambiente aconchegante para trazer o que há de melhor a todos que tem a oportunidade de passar por nossa cidade. “Todos na empresa são tratados como Família Tamareiras”, conta Beatriz da Cunha Tahan Oliveira, quem assumiu a gerência do Hotel desde a triste perda do gerente geral Hugo Sérgio da Cunha Tahan, e foi ele quem deu o nome à passarela do Tamareiras. Beatriz conta também com a assessoria da irmã Denise Tahan. 


Bia Tahan Oliveira, gestora dos Hotéis Tamareiras, com a gatinha Nina -
mascote do Tamareiras Park. 


Em 2000 inaugurou-se o 2º bloco de apartamentos e suítes Master, seguindo a arquitetura original da casa. “Em maio de 2006 inaugurou-se o 3º bloco com mais 20 aptos, proporcionando o conforto e a qualidade a nossos clientes. Em maio de 2007 foram entregues mais 10 suítes panorâmicas visando atender à crescente demanda em nossa cidade”, comemora Beatriz Tahan. Atualmente, o Tamareiras Prime possui um moderno prédio com 70 apartamentos, que integra o complexo totalizando 200 unidades habitacionais. Uma arrojada passarela aérea une as duas torres, destacando que tradição e modernidade caminham juntas nos Hotéis Tamareiras. “Em 2017 inauguramos a torre Prime, e um projeto já está saindo da gaveta para a construção de outra torre: Tamareiras Premium. A belíssima passarela aérea é hoje ponto turístico de nossa cidade, e local preferido das noivas e debutantes retratarem seus momentos especiais”, afirma Beatriz. A gerente, que cuida com muito carinho e apreço do Hotel juntamente com seu tio e irmã, aprendeu e permanece em evolução nesse meio. “Meu tio Silvio tem uma visão empresarial incrível. Ele sempre acreditou no potencial de Uberaba. Meu irmão sempre foi seu braço direito. Eu digo que o Silvinho plantou a semente, e o Hugo nos ensinou a cultivá-la. E fazemos isso com muito amor”, finaliza.


Junção do moderno ao clássico pela passarela. 


GERAÇÃO DE EMPREGOS

Como todo empreendimento com uma história, o Hotel Tamareiras é também conhecido pela tradição em manter por anos seu quadro de funcionários que trabalham em prol do estabelecimento. “Sinto muito orgulho em fazer parte de uma empresa que está em constante crescimento, gerando empregos e contribuindo para o progresso de nossa cidade”. Denise Tahan. A Localização privilegiada no centro comercial e financeiro da cidade, o café da manhã com quitutes regionais e confeccionados na própria cozinha, além da equipe funcional treinada, garantem a todos que visitam o Hotel Tamareiras uma estadia perfeita e inesquecível.


Sempre elegante, cheio de planos e muita alegria, Silvinho Rodrigues da Cunha proprietário dos Hotéis Tamareiras. Foto: Marise Romano


“Me formei em engenharia florestal pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na Universidade era conhecido como ‘Mineirim de Uberaba’. Trabalhei muitos anos em uma multinacional, mas aqui sempre foi meu porto seguro. Tenho muita satisfação em participar do aniversário de 200 anos de Uberaba. E quero continuar a contribuir com o progresso da minha cidade, ofertando serviços de qualidade e levando o nome de nossa Uberaba para além das fronteiras do nosso país”. Silvio Rodrigues da Cunha


Siga a Revista Mulheres no Instagram e no Facebook