Desvendando a Moda - Mercado no digital


Nathália Marinelli 


Não é de hoje que as empresas de moda veem a importância da presença do digital. A pergunta é: como atrair clientes e vender? 

Vamos entender como fazer Marketing Digital para o mercado de moda em uma sequência de quatro estratégias muito importantes: 

1. definição da persona; 

2. conteúdo de qualidade; 

3. captação de leads; 

4. relacionamento por e-mail marketing. 


Persona 

O cliente ideal pode ser uma executiva na casa dos 40 anos, uma adolescente de 15 fã de rock ou um homem de 25 que ama andar de bicicleta. 

Ter clareza sobre quem é o seu cliente ideal, mais conhecido como persona, é o primeiro passo para estruturar sua estratégia de Marketing Digital de moda. 

A persona está aí para facilitar a criação de conteúdo. 



Conteúdo de qualidade 

Sabendo para quem você fala, é mais fácil saber o que falar, não é mesmo? Você precisa gerar conteúdo que ajude verdadeiramente a sua persona e não o queira vender para ela. Entenda suas dores e estilo de vida e entregue muito mais do que apenas um conteúdo de venda. Mão na massa! 


Captação de leads 

Agora que você já sabe quem é o seu cliente ideal, é preciso atraí-lo. Aqui, a proposta é ir mais longe do que conseguir apenas uma curtida no Instagram ou uma visita no site, por exemplo. Você precisa do e-mail dele, para que ele se torne um lead do seu negócio. Por que o e-mail é importante? Porque depois que ele se torna um lead, você pode falar com ele quantas vezes quiser - e de graça. Com um único e-mail, você pode falar com milhares de pessoas de uma só vez.


Relacionamento por e-mail marketing 

Usando as estratégias certas, você fará com que o lead sinta que aquele e-mail foi feito pensando nele. O e-mail marketing é uma estratégia incrível para o mercado de moda! 

O remetente precisa ser uma pessoa, afinal, falamos de estreitar laços e você precisa humanizar essa comunicação desde o remetente até o texto. Não se esqueça de que você não quer se tornar mais um e-mail que só fala em venda na caixa de entrada do seu cliente. Os mesmos dados que você usa para vender, vai usar para enviar conteúdo exclusivo por e-mail para o seu cliente. 

Os seus leads são uma “lista vip” da qual todo mundo precisa querer fazer parte, então é muito importante que você entregue alguns mimos e ofertas exclusivas para eles. Esse canal também é muito valioso para que você consiga a opinião do seu cliente, com feedbacks e pesquisas.



Nathalia Marinelli

Designer e Branding de Moda. Formada em Design de Moda e especialista em Marketing Digital, Branding de moda (ESPM SÃO PAULO), Instagram (ESPM SÃO PAULO), Moda e Internacionalização (IED MILÃO) e Moda e Storytelling (ESMOD PARIS). 

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