Desvendando a Moda - O que é branding na marca de moda?


Nathalia Marinelli



Afinal, o que é branding? 

Branding é a gestão da marca, o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores. O objetivo dele é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, cruciais para que o cliente faça a escolha certeira no momento de decisão de compra do produto ou serviço. 

No mercado da moda, é muito comum vermos produtos vendidos pelo que representam. Exemplo disso é a marca Hermès, com a produção limitada, o design clássico e a mão de obra artesanal. Não é de hoje que as bolsas Hermès são ícones de desejo e inspiração para várias grifes. Nunca uma it bag manteve o sucesso durante tanto tempo. Os modelos são distintos e caríssimos. Birkin e Kelly são os mais requisitados e podem custar de R$ 29,2 mil até R$ 1,2 milhão. E o mais surpreendente? É preciso entrar na lista de espera para conseguir uma das peças. 


Essa relação entre a valorização da marca e, consequentemente, do produto, acontece porque o desejo passa a ser não pelo produto em si e sim por toda a experiência. Em suma, o cliente inconscientemente está pagando não só por um produto e sim por tudo que ele representa. 

Trabalhar o branding é uma tarefa importantíssima, principalmente no mercado da moda. Para criar uma harmonia, as marcas fazem uma comunicação de forma coerente e contam uma história através de todos os pontos de contato. 



A sua marca precisa comunicar todos os valores e conceitos sem precisar se explicar. Isso significa que o cliente, ao entrar na loja, já absorverá experiências, design e informação. Por isso, tudo precisa ser coerente, da seleção de profissionais até as técnicas de abordagem, e claro, o design das peças e da marca. É preciso sincronia para reforçar o valor da marca e transmitir as experiências certas.



Nathalia Marinelli

Designer e Branding de Moda. Formada em Design de Moda e especialista em Marketing Digital, Branding de moda (ESPM SÃO PAULO), Instagram (ESPM SÃO PAULO), Moda e Internacionalização (IED MILÃO) e Moda e Storytelling (ESMOD PARIS). 

Siga a Nathalia no Instagram ou fale com ela por e-mail (marinellimarketing@gmail.com).


* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Revista Mulheres. O conteúdo é de total responsabilidade da autora. 


Siga a Revista Mulheres no Instagram e no Facebook.