Jornalista Isabel Minaré

Casar nunca sai de moda. O mais esperado da cerimônia, com certeza, é a entrada da noiva. Corações acelerados e celulares ao alto para não perder nenhum detalhe. Praticamente sem piscar, os convidados aguardam ansiosos para saber qual será o modelo do vestido. De olho nessa tradição milenar, a semana de alta costura do inverno 2022/2023 revelou tendências no setor em Paris. Como sempre, os desfiles de vestidos de noiva aconteceram no encerramento das passarelas. Balenciaga, Chanel e Giambattista Valli foram reconhecidos pela crítica e pelo público como as maisons mais comentadas da temporada. Vamos conferir: 


CHANEL 

A Chanel voltou à década de 1930 para criar a coleção de inverno. A inspiração surgiu na homenagem à coleção de joias Bijoux de Diamants de 1932 da icônica Coco Chanel. As ideias foram adaptadas à atualidade, com uma visão mais jovem, ocidental e equestre. Sim, parte das ideias foi inspirada no mundo dos cavalos.  Para as noivinhas de plantão, a maison ficou no tradicional e abusou do romantismo. Branco, volume e tomara que caia. A surpresa ficou por conta da troca do véu e grinalda por laço na cabeça e a inclusão do xale no look.

Modelo Jill Kortleve, representante do movimento “body positive”, desfilou com as mãos nos bolsos e xale cru de renda delicadamente bordada


GIAMBATTISTA VALLI 

O italiano Giambattista Valli completou 10 anos de excelentes serviços prestados à moda em 2022. Para brindar o sucesso, ele preparou uma coleção pra lá de especial. Quem assistiu ao desfile, notou mesmo que havia motivos para comemorar. Balões coloridos, metalizados e com desenhos infantis foram colocados no cenário. A ideia é puro reflexo da sua moda, que também não é nada carrancuda: mesmo quando mostra seus tradicionais vestidos construídos em imensos volumes de tule, as cores fortes dão o tom jovial que faz parte da fase atual dos desfiles de alto luxo técnico. Um dos vestidos de noiva, por exemplo, foi rosa. Outro modelo ousou com camisa social – com o logotipo da maison no bolso da frente - e saia de tule com MUITO volume. A noiva que quer aproveitar mais o momento pode retirar a saia e ficar só com a camisa.

Pink bride, por Giambattista Valli


Vestido de noiva com camisa e logo no bolso


Leveza e liberdade num dos trajes mais importantes da vida


BALENCIAGA 

Bella Hadid, Kim Kardashian, Nicole Kidman, Noemi Campbell! As estrelas fizeram parte do elenco incrível da Balenciaga para apresentar a 51ª coleção de alta costura da casa. A nova haute couture foi baseada no legado Balenciaga, que mistura o passado com o futuro para criar o presente. Tecnologia avançada e técnicas tradicionais são aplicadas na criação das peças. Uma prova disso é a presença maciça do neoprene japonês à base de calcário, tecido inventado para Cristóbal Balenciaga. O desfile seguiu com incontáveis tendências. Como de costume, uma noiva fecha o show. Um susto: a modelo tropeçou vítima da enorme estrutura da peça! O movimento deu um toque humano ao espetáculo. O vestido foi composto pelas estruturas da silhueta bolo e forrado com um véu de flores prateadas bordadas no tule. Pesado, o look encapsulou a ideia de beleza extrema e palpável. Foi uma grande homenagem à couture em estado bruto.

Saia volumosa, inúmeros bordados e véu de tirar o fôlego foram escolhidos para compor o look noiva da Balenciaga