Por Paula Virgínia Salge Melo Mio


Ser convidada para ser madrinha de casamento, sem dúvida, é um momento de muita alegria. Afinal, você foi escolhida entre tantas pessoas para ocupar um lugar tão especial. O momento é para escolher o vestido com muito capricho e carinho.


Tem se tornado um costume as noivas determinarem a cor do vestido que as madrinhas do casamento deverão usar. Algumas noivas escolhem também os modelos, além das paletas em tons próximos, em degradês, candy colors, alguns até mais extravagantes ou incomuns. Estabelecer um padrão de vestido para as madrinhas de casamento é uma maneira que a noiva encontra para garantir mais harmonia ao cenário e, principalmente, para as fotos. E, nesse caso, é muito importante que o desejo da noiva seja respeitado. Nada disso é regra, são apenas escolhas bem pessoais de cada noiva. Muitas noivas também deixam as madrinhas livres para a escolha, tanto da tonalidade, como do modelo do vestido a ser usado na cerimônia. A escolha deve ser baseada principalmente no seu estilo pessoal, no horário e local da cerimônia. É sempre elegante estar em harmonia com as outras madrinhas, então procure saber o contexto e a proposta do casamento. Cuidar da escolha do vestido com capricho já demonstra que o convite foi valorizado. A melhor dica é planejar com antecedência para uma escolha assertiva, que inclui, além do vestido, o penteado, a maquiagem e os acessórios que vão complementar e garantir a harmonia e sucesso do look. Por onde começar para assegurar a melhor escolha para um vestido de madrinha? Os casamentos que acontecem durante o dia, na praia, no campo ou em lugares abertos são grande tendência do momento. 


Madrinhas para casamentos na praia ou ao ar livre 

Para os casamentos na praia opte por tecidos fluídos, leves e esvoaçantes. Prefira tons claros ou coloridos. Os tules lisos ou trabalhados são ótimas opções. Os saltos finos devem ser abolidos. Acessórios e complementos mais leves. Esqueça tecidos pesados e formas muito rígidas e muito ajustadas. Inspire-se na leveza do lugar. Tecidos leves garantem um ar leve e menos formal, transparências e movimento são apostas assertivas. Os tules bordados, sem brilho, são muito leves e charmosos. 


Madrinhas para casamentos durante o dia, no campo ou ao ar livre  

Os casamentos durante o dia, no campo ou ao ar livre também sugerem o uso de tecidos leves, esvoaçantes e fluidos. As estampas e tules caem muito bem. É momento para um chique despretensioso. Se for no campo, evite salto muito fino. Fuja de brilho, linhas pesadas ou materiais encorpados. A escolha é para tecidos leves, tules, até mesmo estampas. A qualidade do tecido merece atenção. É sempre um diferencial que impacta o look. Uma escolha perfeita para Ana Carla Franco. Muita leveza, cor e movimento, todo em crepe georgete de seda pura, um luxo! 


Madrinhas para os casamentos a noite, em igrejas ou salões  

Para as festas que acontecem a noite, as madrinhas podem optar por linhas fluídas e leves, como tules, crepes e cetim de seda que trazem sofisticação e uma sutil sensualidade. As transparências veladas sempre trazem muito charme. Tecidos mais pesados como shantung, zibeline e rendas são luxuosos e atemporais, também são perfeitos para noite. Permitem linhas mais ajustadas e sofisticadas. Os acessórios podem ser mais ousados, sofisticados e podem ter brilho, caso o vestido não tenha. Para Carol Salge, uma proposta em crepe pesado, com detalhes em transparências e decote ousado, luxo e sofisticação. Um luxo de vestido em zibeline e tule bordado em cristais e pedraria para Carol Jreige. Brilhou como madrinha em Brasília. Inspire -se para o seu próximo convite como madrinha!