Por Paula Virgínia Salge Melo Mio
Designer de moda e consultora de estilo e imagem


Anos 20

Os anos 20 são reconhecidos como a década da prosperidade. Encerrada a primeira guerra mundial, a mulher começa a ter mais liberdade. Pernas e colo à mostra. Passam a adotar vestidos mais curtos, leves e elegantes, facilitando os movimentos exigidos pelo Charleston, a dança da época. As meias em tom bege, sugeriam que as pernas estivessem nuas. O chapéu era um acessório praticamente obrigatório. Usados enterrados até os olhos e cabelos curtíssimos, a lá garçone, como era chamado na época. AA década de 20 foi da estilista Coco Chanel, com seus cortes retos, capas, blazers, cardigãs e colares compridos, boina e cabelo curto.


Anos 30

A década se inicia em plena crise. Diferente dos anos 20, os anos 30 redescobriram as formas femininas, através de uma elegância refinada e sem grandes ousadias. As saias ficam longas e os cabelos começam a crescer. Os vestidos ficam mais justos e mais retos. Os materiais mais baratos passam a ser usados nos vestidos de noite. Os decotes profundos nas costas são marcas da época. A mulher dessa época devia ser magra bronzeada e esportiva. Chanel continua sendo sucesso. Na época, o termo Prêt-à-porter ainda não era usado, mas já eram dados os primeiros passos para o surgimento da Boutique, ou seja, o " já pronto". Surgiram os primeiros produtos em série assinados pelas grandes maisons. No final dos anos 30, com aproximação da segunda guerra mundial, as roupas já apresentavam uma linha militar.



Anos 40

A silhueta do final dos anos 30, em estilo militar, perdurou até o fim da segunda guerra mundial. Em consequência da guerra, as roupas e sapatos ficaram mais pesados e sérios. A escassez de tecidos fez com que fossem adotados materiais alternativos durante a Segunda Guerra. Nesse contexto foram criados conjuntos, cujas peças podiam ser combinadas entre si. Algumas peças e acessórios dos anos 40 continuam sendo tendência e referência até hoje. O new look é um marco da moda. O francês Christian Dior, em sua primeira coleção apresentada em 1947, surpreendeu a todos com suas saias rodadas e compridas, cintura fina, ombros e seios naturais. Luvas e sapatos de salto alto. O sucesso imediato do seu New look - como a coleção ficou conhecida - indicava que as mulheres ansiavam pela volta do luxo e da sofisticação.


Anos 50

A moda prospera nos anos dourados. A mulher dos anos 50 é mais feminina e glamourosa. Graças a Dior, metros e metros de tecidos eram gastos para confeccionar um vestido bem amplo na altura dos tornozelos. A cintura era bem-marcada e os sapatos de salto alto, além de luvas e outros acessórios luxuosos, como peles e joias. A alta costura viveu o seu apogeu. Aos 70 anos de idade, Chanel criou algumas peças que se tornaram inconfundíveis até hoje, como o tailleur, a famosa bolsa a tiracolo e matelassê e o scarpin bege com ponta escura.


Anos 60

Sem dúvida foi um período de quebra de paradigmas na sociedade. Refletida não só no pensamento, como na moda e na estética. As mulheres ainda valorizavam a silhueta curvilínea, a cintura e o busto marcados. Era um estilo bem feminino que começou a mudar, dando espaço para linhas mais retas e comprimentos menores, que ganhavam muita força nessa década. A partir daí, foi adotada uma silhueta mais simples, com saias cada vez mais curtas, até chegarem à versão da minissaia no final da década. A cintura começa a ser menos valorizada, dando espaço a modelagens mais soltas. Uma década marcada pela revolução da moda, com a minissaia de Mary Quant, cores vibrantes e o estilo elegante de Jacqueline Kennedy.


Anos 70

Longe do conservadorismo das décadas anteriores, a moda dos anos 70 era informal alegre e colorida. um estilo que marcou época. Trouxe uma explosão de cores, padrões ousados e diversidade. A roupa feminina transitava entre o estilo casual durante o dia e mais glamourosa para a noite. Desconstrução é a referência da década. Anti-moda era a palavra-chave. Desde as calças boca de sino, trajes em algodão, estampas em cashmere, estilo indiano. Tudo era permitido, desde que não tivesse um aspecto normal. O Jeans se estabelece por todo o mundo. Os estilistas entendem o momento e procuram aderir, trazendo um pouco de glamour e inovação para o momento. A moda fica mais esportiva. As saias subiam e desciam entre mini, micro, midi e longa. A roupa unissex ganha força e foi a vez do estilo Hippy Chic.


Anos 80

Os anos 80 foram marcados e sempre serão lembrados pelo exagero e ostentação. Os seriados da época mostravam mulheres glamurosas cobertas por joias e luxo e a moda respondeu a esse desejo, criando um estilo marcante e inesquecível. A cartela de cores era vibrante e fluorescente. Os anos 80 levaram a moda fitness para a rua e lançaram a tendência do jeans com elastano. A moda dessa década ficou marcada pelo descarte das convenções. Os estilistas fizeram da criatividade uma marca. Ombros volumosos, cores ousadas e brilhantes, cabelos volumosos, maquiagem forte, um visual exótico exagerado. Um período marcado por materialismo e riqueza. Logotipos e marcas eram exibidos em camisetas, tênis e jaquetas. Madonna, Boy George e Michael Jackson inspiravam moda e comportamento além da música.


Anos 90 

O Street Style, ou moda de rua tomou conta da década de 90. O xadrez com a pegada grunge, o sleep dress (lingerie à mostra) e o macacão se tornaram as escolhas das garotas mais descoladas. A calça jeans de cintura alta, o decote em V e os tênis brancos foram descobertas para adolescentes e adultas. A época ficou marcada pela diversidade de estilos e a moda seguiu e se dividiu em várias tendências. A década de 90 influenciou adolescentes a um estilo mais despojado, como calça, bermudões longos e camisa xadrez. Década em que a preocupação ecológica ganhou importância.


Anos 2000

Os anos 2000 consolidaram a era da globalização. As possibilidades da moda se tornaram infinitas. Cada pessoa passa a escolher o que mais cabe ao seu estilo e o jovem passa a ser um grande formador de opinião e de novas conceitos de moda. O consumidor está ansioso por novidades. Grande chance para os estilistas desafiarem sua criatividade. O look dos anos 2000, mesmo sendo mais minimalista, não abandona a cor e o brilho. A calça de cintura baixa, os acessórios em miçangas, as camisetas curtas e gravata como acessórios são marcantes nos anos 2000. O maior marco da moda dos anos 2000 foi definitivamente o modelo de calça jeans com a cintura baixa e a tendência era deixar o umbigo à mostra e, geralmente, com piercing.


Anos 2010 

Nos anos 2010, o estilo que ganhou destaque foi o hipster. Muito xadrez, calças justas e coloridas, gorros, muito animal print em cores exóticas, a cintura, antes baixa passa a ser alta. Muitas peças usadas no ano 2010 foram polêmicas: tênis com salto, camisetas e anéis com estampas de bigode, eram peças obrigatórias para os fashionistas. A estampa de galáxia conquistou uma geração, a estampa de bandeira dos Estados Unidos era vista em camisetas, bonés, tênis e bolsas. Algumas imagens da moda de 2010 vão resumir bem essa época. Imagens que surgiram a partir do tapete vermelho, cenas de filmes, figurinos de séries e passarelas. Foi a década do aumento exponencial de divulgação de lançamentos por meio de mídias digitais. 2010 fica para a história com a explosão das redes sociais, como Facebook e Instagram, do smartphone e de todas as informações de moda na palma da mão, por meio digital. Essa década celebra uma série de movimentos, buscando a inclusão, a diversidade, a consciência ambiental e a celebração da beleza sem a idade.


Anos 2020

O ano de 2020 marca um período atípico, onde a palavra da vez foi o se reinventar, tanto na moda como no comportamento. O formato Home Office, adquirido na pandemia, elegeu o conforto como mote principal. À medida que estamos vivendo o novo, a moda segue criativa, divertida, com mais cores, menos regras e mais liberdade. O luxo exagerado dá lugar a um consumo inteligente e consciente. Olhar para trás, para a moda de 2020, é enxergar um ano de crise, onde enfrentamos desafios incomparáveis. A indústria da moda sofreu bruscamente e, até então, perdemos por um tempo o sentido do vestir. Falar sobre tendências de moda após um período de tanta crise parecia inútil, mas aos poucos, absorvemos as palavras que faziam sentido para o momento: Funcionalidade, conforto, consciência digital, futuro. Aqui estamos, construindo a imagem que vamos deixar para essa época.


Viajar por 100 anos de moda é nostalgia, saudade, surpresa, tendência, comportamento, cultura e história, que se misturam como reflexo de um tempo. Mesmo que em cada parte do mundo a moda se manifeste de forma diferente, será a marca da nossa identidade para a história. Um tema para refletir e pensar sobre o que estamos vivendo e como estamos nos comportando e nos expressando a partir da moda e de nossos costumes. Estaremos lá no futuro marcando uma época.