Jornalista Isabel Minaré


Hoje, 08 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. O que está por trás dessa data? Apesar de muitas pessoas relacionarem o dia ao incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist Company, em Nova York, nos Estados Unidos, a data vai além do fato. Ela surgiu não através de um, mas de vários movimentos entre os séculos 19 e 20. As lutas eram contra as péssimas condições de trabalho às quais as trabalhadoras eram submetidas. Dentre várias ações, quatro foram definitivas para a criação do Dia Internacional da Mulher:


Protesto feminino nos Estados Unidos

Em 26 de fevereiro de 1909, em Nova York, 15 mil mulheres que viviam em condições insalubres saíram às ruas reivindicando melhores condições de trabalho.


Alemã recomenda criação do Dia das Mulheres

Em 1910, a professora e jornalista alemã Clara Zetkin propôs o surgimento de um dia dedicado às mulheres. A recomendação aconteceu na Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas. O objetivo era não só festejar, mas também reunir e pensar sobre avanços e movimentos.


Incêndio em fábrica de Nova York

O fato apresenta versões com motivações distintas: criminal e acidental. Em 1911, um violento episódio marcaria a história da industrialização americana. O incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist Company vitimou 146 pessoas, sendo 125 mulheres e 21 homens. A fábrica empregava 600 trabalhadores. A maioria era composta por meninas e mulheres imigrantes judias e italianas entre 13 e 23 anos. Algumas pessoas conseguiram sair pelas escadas do prédio, outras usaram o elevador e muitas pularam pelas janelas para fugir do fogo. Depois disso, ainda aconteceu a Primeira Guerra Mundial. Com a morte de milhares de homens, as mulheres passaram a ocupar cargos antes preenchidos por eles.


Russas lutam por “paz e pão”

Em 1917, quase 100 mil mulheres russas foram às ruas para clamar por comida na mesa e a volta dos maridos da guerra. O lema era “paz e pão”. O dia 08 de março tornou-se, devagar, o símbolo principal de homenagens às mulheres. Também foi associado ao mês de março. A partir dos anos 1960, a comemoração na data já tinha se tornado tradicional, mas foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) somente em 1975, quando ela declarou o Ano Internacional das Mulheres, como uma ação voltada ao combate das desigualdades e discriminação de gênero em todo mundo. Como parte desses esforços, o dia 8 de março foi oficializado como o Dia Internacional da Mulher.